São Sebastião inaugura sede da primeira Coordenadoria da Mulher do Litoral Norte











Foto: Arnaldo Klajn e Halsey Madeira | PMSS

Legenda: Evento reuniu autoridades civis e militares e também representantes da comunidade



São Sebastião inaugura sede da primeira Coordenadoria da Mulher do Litoral Norte

Prefeito Ernane destaca avanços e atuação marcante das mulheres sebastianenses



“Mesmo com todas as dificuldades, São Sebastião sempre teve mulheres muito atuantes. Ainda estamos aquém do que é preciso em termos de igualdade, mas houve grandes avanços devido à luta de vocês. Os paradigmas estão sendo quebrados aos poucos”, afirmou o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, ao inaugurar a sede da Coordenadoria da Mulher do município na tarde de terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (Coringa), frisou que as mulheres estão dando passos significativos em vários setores.

A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Roseli Primazzi, por sua vez, destacou a importância do município em sediar a única Coordenadoria da Mulher do Litoral Norte, o que demonstra a força de atuação das entidades do município nos últimos anos. “Apesar de não termos representante na Câmara Municipal, as mulheres são maioria em várias secretarias como a própria Setradh, Saúde e Educação. Portanto, meus senhores, me desculpem, mas a maioria somos nós”, comentou bem humorada a secretária.

Com sua sede instalada na rua Manoel Rufino da Silva, 27, Centro Histórico, a Coordenadoria da Mulher, instituída pela Lei Complementar nº 174, de 22 de abril de 2014, é considerada um dos grandes avanços na luta pelos direitos das mulheres sebastianenses.

Empoderamento

“É muito difícil saber que a cada três horas uma mulher apanha no Brasil e 360 morrem por ano. Temos de debater a questão do empoderamento da mulher que ainda não ocupa o espaço devido em vários setores como na política, por exemplo, e nos cargos públicos. Estamos na luta pelos direitos de igualdade que estão na Constituição, mas não na prática, no dia-a-dia”, afirmou a advogada Geisa Fenerich, responsável pela Coordenadoria da Mulher.

Ela destacou os avanços obtidos como, por exemplo, a eleição de três representantes de São Sebastião entre as cinco delegadas da região que compreende municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte no Encontro Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres que acontecerá em maio, em Brasília (DF). “Participei, no sábado, com advogadas de São Sebastião, em homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles que nos deixou uma mensagem: “não desista de seus sonhos porque um dia eles se tornarão realidade. Hoje, essa Coordenadoria é uma realidade da luta de todas essas mulheres de São Sebastião e conseguimos esse avanço com a participação de secretariais municipais, sociedade civil e associações de mulheres”, observou a coordenadora do órgão.

O evento contou com a presença de representantes das entidades de mulheres do município, do Conselho da Condição Feminina de Caraguatatuba, secretários municipais e vereadores. A cerimônia ocorreu às 17h e, logo após, às 19h, foi celebrado culto ecumênicona Igreja Matriz em homenagem às mulheres.

Programação

As atividades da Semana da Mulher prosseguem nesta quinta-feira (10), às 19h, com apresentação do Coral da Primeira Igreja Batista que abrirá a programação do debate sobre o tema “Empoderamento da Mulher”, no Teatro Municipal.

O assunto será abordado pelas fundadoras da União de Mulheres de São Paulo, Maria Amélia de Almeida Teles e sua irmã Criméia Alice Schmidt de Almeida. Na ocasião, também haverá sorteio de brindes e a premiação do Concurso de Redação “Estudantes contam sobre Empoderamento Feminino”, com alunos do curso de Direito da Faculdade de São Sebastião (FASS).

O encerramento das atividades será na sexta-feira (11), também às 19h, com apresentação da peça “Simplesmente Mulher”, com o grupo “Perdidos no Espetáculo”, formado por Rafael Della Guardia, Marco Antônio Câmara, Agrício, Maria Izabel Pinder, Yara Moraes e Maria Amélia Santos. A apresentação será na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na Rua da Praia, Centro Histórico.

Comentários