São Sebastião envia representantes para curso ministrado por policiais da SWAT

























Fotos: Segur | PMSS




Legenda: GCMs representam a cidade nas aulas teórica e prática











Os GCMs Caprioti e Sales tiveram aulas teóricas e práticas com o brasileiro Marcos Do Val



O município de São Sebastião foi representado em um curso ministrado por policiais da SWAT em Guarulhos (SP), para mais de 100 representantes das forças policiais de várias cidades.




O convite à Guarda Civil Municipal partiu do secretário de Segurança da cidade anfitriã, João Dárcio, que possibilitou aos GCMs Gustavo Caprioti Marques e Rodrigo Moura Sales, participarem das instruções ao longo de cinco dias ao lado de outras forças civis e militares a exemplo das Polícias Militar, Rodoviária Federal e Civil, além de oficiais da Aeronáutica e guardas civis de outras localidades.




De acordo com o GCM Caprioti, foram ministradas aulas sobre mobilização, condução e técnicas de algemas tendo por objetivo reduzir traumas físicos em suspeitos sob efeitos de drogas, álcool ou mesmo em surto. “A meta da equipe foi transmitir ao grupo técnicas efetivas, porém sem ferir o suspeito”, comentou.




Segundo o GCM Sales, 90% do curso foi prático. Ele afirmou que entre os instrutores estava o brasileiro Marcos Do Val, autor de técnicas de abordagem e mobilização aceitas, incorporadas e colocadas atualmente em prática pela SWAT norte-americana. “Todos os instrutores são integrantes da SWAT e ter participado de um curso como este foi uma grande e importante oportunidade para a GCM de nossa cidade, tanto que em breve seremos agentes multiplicadores desta ação ao ministrarmos tudo o que aprendemos aos nossos companheiros”, disse.




Conforme explicação dos GCMs, a intenção é promover este curso ainda dentro deste primeiro semestre, visto ser esta uma das muitas atividades que cumpre o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) exigido pelo Ministério Público.




Representantes de todas as forças policiais convidadas para o curso participaram da solenidade de abertura, onde Marcos Do Val mencionou a aceitação por parte da população às ações desenvolvidas pelas forças policiais. “Há uma reciprocidade e isto é muito bom”, comentou.

Comentários