Profissionais do Samu são condecorados por destaque cívico








Clique para obter Opções


Fotos: Halsey Madeira | PMSS

Legenda: Quatro integrantes da equipe receberam a condecoração por honra, bravura e prudente coragem




Profissionais do Samu são condecorados por destaque cívico

Homenagens foram prestadas em solenidade de aniversário da cidade





Quatro profissionais da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de São Sebastião, foram homenageados durante a solenidade pelos 380 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, na quarta-feira ( 16), de acordo com a Lei nº 2314/2015 que criou a “condecoração de destaque cívico por honra, bravura e prudente coragem aos profissionais do Samu”.

De acordo com a lei, “fica instituída a entrega da condecoração, anualmente, dia 16 de março, aos profissionais que se destacaram em atividades de serviço, missões e atendimentos no cumprimento do dever legal”. A primeira homenagem foi feita ao médico Marcos Antônio Gallani por seu atendimento em 3 de julho de 2015 de um jovem de 27 anos , vítima de acidente de trânsito, que estava em estado grave com traumas de crânio, face e membros inferiores. Sua atuação fez com que a vitima chegasse com vida ao Pronto Socorro Central com os sinais vitais preservados e lesões diminuídas.

Há 24 anos como servidora da Prefeitura de São Sebastião, a enfermeira especializada em obstetrícia, Rosalina Baldini Rodrigues, também foi homenageada. Uma de suas atuações de destaque foi em 30 de dezembro de 2010, quando o Samu não tinha dois meses de funcionamento, em que foi solicitada para remoção de gestante de alto risco do Pronto Atendimento de Boiçucanga ao Hospital de Clínicas, no centro da cidade. No trajeto, a gestante entrou em trabalho de parto e a experiência de Rosalina fez a diferença para o sucesso do atendimento.

O auxiliar de enfermagem, Nataniel dos Santos, foi condecorado pelo apoio de ocorrência em 7 de março de 2015, de parada cardiorrespiratória reanimando uma mulher de 42 anos e mantendo os sinais vitais da paciente até chegar ao PS, o que salvou sua vida. A outra homenagem foi prestada ao motorista condutor Rubens dos Santos Júnior por sua habilidade no transporte de duas vitimas de ferimento por arma de fogo, em 26 de janeiro de 2015,o que garantiu, mesmo em situação hostil, a continuidade do atendimento às vítimas.

Durante a Operação Verão de 18 de dezembro de 2015 a 10 de fevereiro deste ano, o Samu realizou 2.238 atendimentos em São Sebastião. No total, incluindo as demais cidades do Litoral Norte, foram 7.287 chamados.

Comentários