“Guia Caiçara – Roteiros e Serviços de Barequeçaba” é lançado no Dia do Caiçara


Na noite de terça-feira (15), data em que é celebrado o Dia do Caiçara, Barequeçaba, na região central de São Sebastião, recebeu o lançamento do “Guia Caiçara – Roteiros e Serviços de Barequeçaba”, evento realizado na sede do projeto Chão Caiçara.

O cerimonial foi organizado pelos alunos dos cursos de Turismo e Eventos da Etec de São Sebastião. Entre os , o presidente da Associação Comercial de São Sebastião, Eduardo Cimino; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Edson Pavão; a diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Telma Della Monica (representando a secretária da pasta Marianita Bueno) e o coordenador do Chão Caiçara, Lindomar dos Santos, o Nicinho. Eles compuseram a mesa solene falaram sobre o significado do novo produto e sua importância para o bairro.

Dentro da programação realizada com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), houve homenagem ao caiçara mais antigo do bairro, o seu Maneco, e apresentação do poeta e professor de História Geraldo de Buta, com declamações de poemas que remetem a narrativas regionais.

O Guia Caiçara foi exposto aos presentes com a exposição dos conteúdos e formatos de mídia, feito com auxílio de apresentação de imagens ilustrativas para a fácil compreensão de como o produto poderá ser acessado pelo consumidor.

A jornalista responsável pelo conteúdo do guia, Maria Angélica de Moura Miranda, explanou sobre mais um projeto realizado por caiçaras com o intuito de levar aos moradores e turistas a possibilidade de contato com mais uma atividade típica caiçara, a manufatura da farinha de mandioca totalmente artesanal, ou seja, da forma como é tradicionalmente produzida pelos antepassados. Este projeto, denominado “Woods Toque Toque”, tem sua raiz em outros eventos que nasceram do projeto Chão Caiçara.

Para o presidente da Associação Comercial Eduardo Cimino, o produto é uma forma de resgate da dignidade do povo caiçara. “Interessante, simples, eficaz e com o apoio Associação Comercial”, comentou. O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Edson Pavão, falou sobre as qualidades do guia. “Fiquei muito feliz. Acredito ser a cultura caiçara de fundamental importância para a manutenção do nosso trabalho com o turismo e, com os diversos formatos apresentados, creio que beneficiará o acesso às informações, inclusive de forma virtual, sendo facilmente conectada de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, tornando-se uma ferramenta bastante útil, fácil e preciosa para a divulgação da nossa cidade como destino turístico”, declarou.

Telma Della Monica, diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) que representou a secretária da pasta Marianita Bueno, também ressaltou a importância do produto. “É um prazer ser testemunha da realização de um sonho acalentado há tanto tempo pelo Nicinho, ou seja, fazer um guia como este. Certamente este produto será muito um importante para divulgar Barequeçaba e sua oferta de serviços e comércios locais, não somente para quem mora aqui, mas também para os turistas. Desejamos que este trabalho colha bons frutos, cada vez mais, e possa expandir para outras praias do município”.

Ao final da noite Nicinho resumiu a emoção pela importante data. “Esta noite é o marco de um projeto trabalhado desde 2012 e hoje, efetivamente lançado. É um sonho resultado de muita dedicação e cuidado para que tudo se encaixasse da forma correta e adequada para o benefício de todos os envolvidos”, conta ele. “A nossa ideia é produzir uma publicação ou até mesmo duas por ano, na forma física, porém a versão virtual contará com uma atualização muito mais versátil e atualizada num formato de fácil acesso e compreensão. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização do guia e deste evento, cada qual de importância ímpar para que tudo desse muito certo”, finalizou Nicinho.

Após o lançamento, a comunidade foi convidada à mesa do Café Caiçara, formada pelo tradicional café de garapa, suco com frutas da época (manga e goiaba), bolinho de chuva, bolos de milho e de banana, além de mandioca, banana e batata doce cozidos.

Serviço: Os interessados em contatar o “Guia Caiçara – Roteiros e Serviços de Barequeçaba” podem comparecer na sede do Chão Caiçara, à rua Cantídio de Moura Campos, 356, em Barequeçaba, ou pelos telefones (12) 98126-0598 ou (12) 3862-6919.

Comentários