Prefeitura revitaliza quadra do São Francisco




Fotos: Arnaldo Klajn/PMSS

Legenda: Quadra é utilizada pelas escolas municipais de esportes e comunidade



Prefeitura revitaliza quadra do São Francisco

As obras, iniciadas na quarta-feira (17), devem ser concluídas em 30 dias



A Prefeitura de São Sebastião faz a revitalização na quadra do bairro São Francisco, ao lado da Praça da Figueira, região central da cidade. Os trabalhos começaram na quarta-feira (17), e devem ser concluídas em um mês.

O piso, equipamentos e acessórios do local serão restaurados, ou mesmo refeitos, para serem entregues à população do bairro. A ação é fruto de uma parceria entre Seadre (Secretaria de Administrações Regionais) e Seesp (Secretaria de Esportes).

A quadra do CAE (Centro de Apoio Educacional) é utilizada com frequência pela comunidade local; nela ocorrem competições promovidas pela Administração Municipal e diversos projetos, como aulas de yoga, alongamento, trabalhos com grupos de terceira idade, além de aulas de futsal e basquete. O espaço ainda serve às festas das escolas do Morro do Abrigo e do próprio São Francisco.

Limpeza

Outra equipe da Seadre atua na limpeza no bairro, nas proximidades da Escola Estadual Professora Nair Ferreira Neves, desde segunda-feira (15).

Tanto os arredores da unidade escolar, como também próximo à Fábrica de Gelo, instalada ao lado da cooperativa de pesca, e a vala existente no local foram capinados e limpos.

Mutirão

Outro trabalho rotineiro nos bairros são os Mutirões de Limpeza. Atualmente a ação está na região da Topolândia, onde deve permanecer até sexta-feira (19), com os trabalhos de coleta de podas, entulhos e jardinagem, limpeza de ruas, roçada, capina, guias e sarjetas e outros serviços de manutenção. Na sequência, os trabalhos seguem para o Morro do Abrigo.

Além da equipe de funcionários da Seadre (Secretaria de Administrações Regionais), os Mutirões de Limpeza contam com reforço de retroescavadeiras e caminhões para a seleção de lixo, entulho, sucata e madeira. A medida também conta com o programa cata-trecos e serviços de pintura de guias.

Uma das estratégias utilizadas no mutirão é o desentupimento dos bueiros com o objetivo de evitar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em seguida são realizadas pinturas de guias, manutenção geral e também colocação de bloquetes soltos.

Disk

O secretário da Seadre, Sérgio Félix, destaca a participação da população em cooperar com os trabalhos realizados pela secretaria, por meio de mutirões, e assegurar uma qualidade na limpeza nas ruas e ressaltou a necessidade de conscientização sobre a importância no cuidado com o lixo doméstico e a limpeza de terrenos e calçadas.

Ele enfatiza que a pasta dispõe à comunidade o disque denúncia para queixas sobre descarte irregular de lixo e entulho. O morador pode ligar para o 0800-7725307 e fazer o seu registro. O disque denúncia serve como serviço para ouvir o munícipe, caso flagre o depósito irregular de lixo, móveis, e entulhos em vias públicas. Além deste, há outros números que podem ser acionados: 0800 7700776 (Meio Ambiente) e 3891-3454 (Casa da Dengue), levando em consideração os trabalhos desenvolvidos pela Administração no combate ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Félix frisa que fiscais da Saúde, Fazenda, Obras e Meio Ambiente, e outros departamentos da Administração Municipal, trabalham para orientar, notificar e, se necessário, autuar em caso de infração com base em lei, que prevê a cobrança de multa para quem jogar podas e móveis nas calçadas e vias públicas do município. A multa pode chegar a R$ 1,5 mil e o infrator terá 72 horas para provar que tomou as medidas necessárias para a remediação do lixo como, por exemplo, a contratação de caçamba para o seu destino final e de forma correta.

Comentários