Secretário de Habitação representa a cidade em reunião da Região Metropolitana


FOTO: Divulgação
Legenda: Roberto Alves dos Santos esteve em Taubaté para representar São Sebastião na reunião do Conselho, na segunda-feira (7)




Secretário de Habitação representa a cidade em reunião da Região Metropolitana




O secretário de Habitação (Sehab), Roberto Alves dos Santos, esteve em Taubaté para representar a cidade na reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no início da semana. Ele participou das discussões dos planos para a região em 2016.

O Conselho é a principal entidade de deliberação sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na RM Vale com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

O secretário adiantou que durante a reunião foi anunciado a aprovação pelo Governo Federal do benefício de não haver mais cobrança em Discagem Direta à Distância (DDD) da região 12. Assim, em breve os municípios com o DDD 12 não terão mais custos nas ligações telefônicas.

Santos também revelou ter a reunião servido, ainda, para o início dos diálogos que visam a criação de um Plano para diagnosticar o perfil de cada cidade que compõe o Conselho e arrecadar verbas específicas diante de cada necessidade levantada. “Seria tipo um Plano Diretor tendo por foco a busca de verba e subsídios para a região. Esse Plano dá as diretrizes de onde essas verbas devam ser aplicadas”, comentou o secretário.

Ele também explicou que as cidades têm vocações e potencial turísticos e econômico distintos e considera existir a necessidade do cuidado para que municípios considerados pequenos e que compõem a Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte não sofram se tratados da mesma forma que cidades mais estruturadas. “Já foram criadas câmaras setoriais para os diálogos. É positivo criar esse diagnóstico de necessidades e criar dispositivos que auxiliem os pequenos municípios”, observou.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é composto, de forma paritária, pelos prefeitos dos 39 municípios da região e representantes do Governo do Estado.

Comentários