Prefeitura remove destroços de escuna encalhada na praia de Cambury





Foto: Seadre/PMSS

Legenda: Embarcação encalhou após perder o motor e o cabo da âncora



Prefeitura remove destroços de escuna encalhada na praia de Cambury



Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Regional Boiçucanga – divisão ligada à Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) – removeu os destroços de uma embarcação que encalhou na madrugada do dia 19 de junho de 2015 em Cambury, na Costa Sul do município.

O serviço foi executado após recebimento de ofício encaminhado pelo Grupamento Marítimo (GBMar), vinculado à Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, ao secretário da Seadre, Sérgio Félix, o qual ordenou a retirada do material.

A remoção só não ocorreu antes porque o caso estava em processo de investigação e levou quase cinco meses para o inquérito policial ser concluído.

Segundo o coordenador da ação, Giovani dos Santos, a retirada dos destroços (madeira e ferro) era imprescindível porque os mesmos estavam expostos e colocavam em risco a segurança dos banhistas que frequentam a praia. “Muitas pessoas nos pediam alguma providência”, lembrou Santos. O material resultou em duas viagens de caminhões do tipo basculantes.

A escuna de 23 pés – chamada Madre de Dios – ficou à deriva após perder o motor e o cabo da âncora, o que a fez bater nas pedras.

Na ocasião, uma frente fria passava pela região e levou a embarcação à praia, onde ficou encalhada. Os tripulantes foram resgatados pela equipe da Defesa Civil sem qualquer ferimento.

Logo após o acidente, o proprietário da embarcação fez tentativas com máquinas para colocar a escuna de volta ao mar, mas não obteve êxito.

Comentários