Prefeitura abre inscrição para curso de capacitação para cultivo de Bijupirá





Leonardo Rodrigues/PMSS
Legenda: Curso capacita interessados para cultivo de peixe




Prefeitura abre inscrição para curso de capacitação para cultivo de Bijupirá



A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), abre inscrição para curso de capacitação para cultivo de peixe marinho, a ser realizado nesta sexta-feira (18). A atividade tem objetivo de capacitar candidatos que pretendem investir nas atividades de aquicultura e o cultivo de Bijupirá no município.

O cultivo de Bijupirá é uma iniciativa da Administração, com a reprodução de alevinos em cativeiro e visa garantir renda extra ao pescador artesanal local e futuros piscicultores.

No curso, os participantes conhecerão, a partir das 9h, as instalações do projeto, referência no País, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central da cidade. Durante a tarde, o curso levará os inscritos para conhecer técnicas na Unidade Demonstrativa, em Toque-toque Pequeno, na Costa Sul do município.

O cultivo de Bijupirá em São Sebastião é fruto da parceria público-privada entre o Poder Executivo e a empresa Maricultura Itapema, que já traz em dois anos, sinais de estímulos à economia pesqueira artesanal e novas oportunidades ao pescador sebastianense. A iniciativa fomenta a produção em cativeiro do Bijupirá e visa ser um suporte ao pescador local, assegurando ao setor pesqueiro a possibilidade de oferta durante todo o ano, além do início de empreendimentos aquícolas no município.

O Bijupirá é um peixe nativo presente na costa brasileira apreciado pelo sabor e textura da sua carne. Ele apresenta características importantes para a viabilidade de cultivo, como crescimento acelerado, podendo chegar a cinco quilos em um ano, e excelente conversão alimentar. A reprodução e o desenvolvimento de alevinos na cidade são realizados de forma natural - sem uso de hormônios ou aditivos químicos.

O projeto foi planejado para o setor pesqueiro visando estímulos econômicos, sociais e ambientais. O objetivo é desenvolver atividade de piscicultura marinha, protegendo o meio ambiente e estimulando a cadeia produtiva do pescado.

Serviço: Os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Pesca da Semam, nos telefones: (12) 3892-1568, ou 3892-6000 – ramal 223.

Comentários