Música e teatro marcam mais uma noite das Oficinas Culturais no Municipal





Foto: Arnaldo Klajn | PMSS

Legenda: Alunos sobem ao palco do teatro e dão um show de talento



Música e teatro marcam mais uma noite das Oficinas Culturais no Municipal
Alunos continuam com as apresentações de fim de ano até o próximo dia 20



As Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) de São Sebastião cumpriram mais uma apresentação de encerramento de seus trabalhos em 2015. Os espetáculos das oficinas de música e uma turma de teatro aconteceram na sexta-feira (11), no Teatro Municipal.

O evento teve início com a apresentação de um quinteto de saxofones formado por alunos do maestro Almir Clemente, regente da Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”, e professor de teoria e prática musical. O grupo de acompanhado ainda da participação especial do também assessor cultural Daniel Maciel interpretou, entre outras composições, três canções de Lennie Niehaus. “A turma toca junto há algum tempo e a apresentação dessa tarde foi a coroação do trabalho complicado, mas não menos apaixonante, de um ano. Apresentamos algo simples, mas muito feliz, uma verdadeira elevação da alma através da música”, disse o maestro.

Na sequência alunos de teatro ganharam o palco para a encenação da peça “As Lavadeira”, da diretora teatral e assessora cultural Didi Moreira. O grupo trouxe as atrizes Stephanie Jordão, Luana Legati, Maria Isabel Barbosa e Luanna Martinez.

Thais Renata Silva Romano, mãe de Luana Silva Legato Gonçalves, se emocionou com a primeira experiência da filha em palco. “Foi um momento de muita emoção. Viemos de São Paulo há pouco tempo e logo ela se interessou em fazer aulas de teatro; só pude incentivá-la e ver o resultado do esforço e desempenho foi maravilhoso”, comentou.

Luana falou da emoção de subir pela primeira vez ao palco do Municipal, diante de uma plateia tão grande. “No começo eu estava muito nervosa, achei que ia errar o texto, mas no fim deu tudo certo e estou muito feliz por ter conseguido”, disse.

A turma de violão do professor Luiz Fernando Seleghin do Centro e dos bairros São Francisco e Barequeçaba também marcaram presença. O assessor Lourival Fonseca, que ministra aulas de piano, teclado, violão, flauta e canto levou a turma da oficina de flauta de Barequeçaba e Maresias; eles interpretaram Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, Tango To Evora, de Loreena McKennit e El Condor Pasa, de Daniel Alomia Robles.

Maestro e criador da Orquestra de Metais há dois, o assessor cultural Daniel Maciel levou seus jovens que mostraram ao público um repertório com 10 músicas de repertório variado, entre elres, The Final Countdown.

Lucas Santana, que dá aulas de violão na Costa Norte da cidade e no São Francisco, apresentou a aluna Maria Clara (do São Francisco) que tocou a canção “Phousand Years”.

Regente da Camerata Difusa e da Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião, Raphael Tavares entrou em cena com ambos os grupos. Entre as melodias, Allegretto, interpretada pela Camerata Difusa e Amazin Grace, com a Orquestra.

A diretora de cultura da Sectur, Vera Alonso elogiou os trabalhos. “Ver o resultado exposto ao público de forma tão bacana foi muito emocionante e acompanhar a evolução destes jovens e a dedicação dos mestres nos faz orgulhosos de nosso trabalho; ao mesmo tempo, nos incentiva no dia-a-dia. Estão todos de parabéns”, afirmou.

Para a secretaria de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, esta foi mais uma etapa brilhante da série de apresentações de encerramento das Oficinas Culturais. “Além de nos encantar com tantos talentos, nos leva a encerrar mais um ano com a certeza de dever cumprido e com o entusiasmo para iniciarmos, logo após o recesso letivo, a temporada de muito trabalho em 2016”.

Outras apresentações ainda acontecerão até o próximo dia 20. Confira:

Dias 14 e 15 | Segunda e Terça-feira

15h | Teatro Municipal | Centro

Oficina Cultural: Teatro

Assessores Culturais: Caio Rocha, Fernando, Carol Bruzos e Ana Maria

De 16 a 20 | De Quarta-feira a Domingo

Dia 16 | Quarta-feira | das 18h às 22h

Dia 17 | Quinta-feira | das 18h às 22h

Dia 18 | Sexta-feira | às 20h | Orquestra Jovem de Cordas

Dia 19 | Sábado | das 14h às 00h

Dia 20 | Domingo | das 13h às 18h

Sede da Associação Chão Caiçara | Barequeçaba

Oficina Cultural: várias modalidades

Comentários