São Sebastião na luta contra a Dengue também no Dia de Finados



São Sebastião na luta contra a Dengue também no Dia de Finados



Diversas ações foram realizadas por todo município



A equipe de combate a endemias da Casa da Dengue – setor ligado ao departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal e Saúde – fez a conscientização de centenas de pessoas que passaram pelos Cemitérios Públicos da cidade nesta segunda-feira (2), Dia de Finados.

A ação consiste em orientar pessoas a não depositar nos túmulos, vasos de plantas que possam acumular água, e mantê-los sempre limpos.

A movimentação foi grande durante todo o dia e no Cemitério central e as agentes Renata Leriane e Cleonilda Florizo abordavam os visitantes na entrada, distribuindo kits com panfletos informativos.

Para Dario Mota Barbosa do Pontal da Cruz, a ação é muito importante. “Acredito que as pessoas ainda coloquem vasos com água não só aqui. Creio que isso pode evitar uma infestação. Toda ação no combate à dengue é válida”, concluiu.

Moradoras da Topolândia, Adezinha Castilho e Geralda Pereira de Jesus, consideram válida a iniciativa. “Não temos tempo de fiscalizar os túmulos o ano todo e, conscientizando as pessoas, creio que fará grande diferença mostrar às pessoas que o cemitério também é local de proliferação”, disse Geralda.

A Secretaria de Saúde de São Sebastião mantém equipes durante todo o ano percorrendo os bairros e, em parceria com as Secretarias das Administrações Regionais (Seadre), promove mutirões de combate, limpando, retirando entulhos, podas, móveis dos córregos e recolhendo materiais descartados pela população nos dias de mutirão.

Multas

Em uma iniciativa inédita e tendo como base o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, a pessoa que manter em sua residência criadouros com larvas do mosquito aedes Aegypti poderá responder criminalmente pela prática de crime contra a saúde pública.

Além disso, quem não contribuir com a limpeza e a eliminação dos criadouros do mosquito pode ser multado. Para isto, a Administração Municipal tem telefones disponíveis para denúncias sobre descarte irregular de lixo e entulho. O morador pode ligar para o 0800-7725307 e fazer o seu registro. Além deste, há outros números que podem ser acionados: 0800 7700776 (Meio Ambiente) e 3891-3454 (Casa da Dengue), levando em consideração os trabalhos desenvolvidos pela Administração no combate ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Fiscais da Saúde, Fazenda, Obras e Meio Ambiente, e outros departamentos da Administração Municipal, trabalham para orientar, notificar e, se necessário, autuar em caso de infração com base em lei, que prevê a cobrança de multa para quem jogar podas e móveis nas calçadas e vias públicas do município. A multa pode chegar a R$ 1,5 mil e o infrator terá 72 horas para provar que tomou as medidas necessárias para a remediação do lixo como, por exemplo, a contratação de caçamba para o seu destino final e de forma correta.

Comentários