II Festival de Yoga mostra importância da qualidade de vida



Fotos: Rosangela Falato

Legenda: Festival teve várias atividades como a mandala humana, oficina de organização com crianças do Projeto Viração e espaços de alimentação alternativa



II Festival de Yoga mostra importância da qualidade de vida



Projetos sociais também participaram do evento no Centro Comunitário da Topolândia



Quem não quer viver melhor, ter mais saúde, qualidade de vida e ser feliz? Mas para conseguir é necessário uma mudança de comportamento que começa pela própria pessoa criando novos hábitos como prática de exercícios e alimentação adequada e mais natural. As formas de atingir o bem-estar e equilíbrio físico e emocional foram algumas das práticas mostradas no II Festival de Yoga que atraiu mais de 200 pessoas durante todo o domingo(22) no Centro Comunitário da Topolândia.

Idealizado pela professora, Ciça Nogueira, e realizado pela Secretaria de Esportes de São Sebastião, o festival contou com a participação de voluntários e reuniu alunos de projetos sociais Cidadão Criança, Ação Jovem, Garoçá e Viração que participou da Oficina de Organização e apresentou uma dança voltada ao tema ambiental.

O dia começou com sessão de yoga, oficina de compostagem, troca de livros, palestras sobre alimentação vegetariana e temas como yoga e posse responsável dos animais, acro-yoga, debate de questões sociais e também oficinas de organização e também de mandalacom Maira Nakashima, aluna de yoga. Ela falou um pouco sobre a história e ensinou como confeccionar uma mandala básica. “Todas essas atividades são extremamente importantes pois o aprendizado é para melhorar nossa qualidade de vida”, disse Maira.

Na tenda da oficina, o grupo iniciou o trabalho com uma mandala humana e um mantra. Ao lado, havia um espaço destinado para degustar sucos, sorvetes, pães naturais. Segundo Ciça, esse festival foi o primeiro voltado para a comunidade e a proposta principal é desmistificar a yoga que é uma das seis filosofias de vida praticadas na Índia. “Queremos mostrar às pessoas que existem outras possibilidades para uma vida mais saudável e tudo começa com o que colocamos no nosso corpo, com a alimentação que foi o foco principal este ano junto com a questão da conexão com os animais”.

Segundo Ciça, a prática da yoga procura fazer com que as pessoas encontrem bem-estar e se sintam felizes. “Quando ela encontra essa felicidade, quer também transmitir aos outros. O nosso objetivo é ajudar o próximo, frisou a professora que dá aulas de yoga no Centro Comunitário da Topolândiaàs terças e quintas, das 17h às 19h, e das 19h às 20h30; às quartas e sextas-feiras, das 6h30 às 8h e das 8h às 10h, e, às quartas, das 10h às 11h30,para grupos da Terceira Idade.

Comentários