Grupamento de Bombeiros Marítimo fala sobre contratação de Guarda-Vidas Temporário





Foto: Ricardo Faustino/PMSS

Legenda: Encontro aconteceu na sede da associação Viva Cambury



Grupamento de Bombeiros Marítimo fala sobre contratação de Guarda-Vidas Temporário



A contratação de Guarda-Vidas Temporários (GVT’s) foi um dos temas debatidos durante reunião mensal do Conseg (Conselho de Segurança) da Costa Sul de São Sebastião. O encontro ocorreu na noite da última sexta-feira, 6, na sede da associação Viva Cambury, localizada no Sertão de Cambury, em Cambury.

Segundo o capitão Rapaci, responsável pelo GBmar (Grupamento de Bombeiros Marítimo), a Corporação ainda não tem como definir quais praias e quantos homens serão distribuídos. “Depende da quantidade de inscritos e aprovados no curso de salvamento realizado pelo Corpo de Bombeiros”, declarou.

De acordo com ele, serão disponibilizadas 76 vagas pelo Governo Estadual e Prefeitura, para ambos os sexos.

O GBmar sugere ampla divulgação em relação as inscrições para que seja grande o número de interessados. “Com isso poderemos disponibilizar o treinamento nos bairros da Costa Sul, em alguma praia mais próxima, para facilitar o deslocamento principalmente daqueles que não têm condições financeiras”, informou Rapaci. Desde a criação da contratação de GVT’s, o treinamento ocorre na praia de Maresias. Muitos, porém, apresentam dificuldades para chegar até o local.

Na ocasião, ele falou sobre as características de cada praia; o perfil das vítimas de afogamento; o número de óbitos neste ano, que seriam seis até o momento; os locais onde aconteceram os afogamentos; entre outras curiosidades. O capitão esclareceu, ainda, algumas dúvidas dos participantes como, por exemplo, a saída de embarcações nas praias e o turno dos salva-vidas.

A assessora da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), Giulina Del Porto, representou o secretário Marcos Jorge dos Santos. Na ocasião, ela informou aos presentes que a implantação de pátio e guincho para apreensão de veículos na cidade está prestes a se tornar realidade. O processo para a contratação de uma empresa já está no departamento de licitação. O atraso se deve a problemas na legislação.

A GCM (Guarda Civil Municipal) também compareceu ao encontro e esclareceu dúvidas relacionadas a situações de som alto e horário de funcionamento dos carrinhos de lanche, cuja competência é da Divisão de Posturas.

Mulher

Uma das novidades divulgadas durante o encontro está relacionada ao atendimento à mulher realizado no 2º DP (Delegacia de Polícia) em Boiçucanga.

Segundo o delegado Odair Bruzos, a partir da próxima quarta-feira, 11, as mulheres vítimas de abusos e outros delitos terão exclusividade no atendimento a ser desenvolvido nos dias úteis e em horário de expediente. “Elas vão ser atendidas por uma mulher. Será um primeiro contato para ajudar no esclarecimento dos crimes”, ressaltou.

Ele também sugeriu parceria ao Conseg com o objetivo de solicitar um posto avançado do Instituto de Identificação em Boiçucanga.

O delegado ressaltou, ainda, a importância da denúncia pelo telefone 197, que não identifica o número de quem liga. O registro dos boletins de ocorrência, seja pela delegacia eletrônica (www.ssp.sp.gov.br) ou pessoalmente, também é importante. “Tudo isso é contabilizado na estatística e serve para a Secretaria de Segurança Pública verificar onde há necessidade alocar mais recursos”, comentou Bruzos.

Roubos

Já o comando da Polícia Militar na região, afirmou ter havido decréscimo de roubos em função das prisões efetuadas com o auxílio de denúncias da população. “O trabalho na Costa Sul está bem direcionado e as ocorrências têm diminuído, mas isso não quer dizer que não haverá mais roubos”, declarou o tenente PM Gonsales.

Ele também falou que 80% das chamadas no telefone 190 não são de cunho criminal ou de competência da Polícia Militar. “É preciso tratar o serviço da PM com responsabilidade para entender o que é dever da polícia e de outros órgãos públicos”, enfatizou.

O tenente informou que a Operação Verão começará no dia 18 de dezembro e permitirá mais cobertura no policiamento e tranquilidade à população, com o reforço de mais de 160 policiais no município.

Já o presidente do Conseg informou aos participantes que a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que proíbe a realização dos chamados “pancadões” em todo o estado de São Paulo, cuja fiscalização ficará por conta da Polícia Militar.

A reunião registrou a presença de aproximadamente 50 pessoas.

Comentários