Encontro de Cinema agrada organização e telespectadores em Cambury




Foto: Ricardo Faustino/PMSS

Legenda: No sábado (7), evento contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas



Encontro de Cinema agrada organização e telespectadores em Cambury



O I Encontro de Cinema realizado neste fim de semana em Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, agradou tanto aos organizadores como os telespectadores que prestigiaram o evento.

A iniciativa da DGT Filmes – produtora de São Paulo (SP) – teve como objetivo trazer pessoas da área, com diferentes visões, para exibir seus trabalhos e estratégias, além de conversar e trocar ideias sobre cinema com o público. “Nossa principal motivação foi a convicção de que cinema não se faz apenas ao produzir filmes, mas também ao falar sobre eles”, falou Sérgio Gagliardi, um dos responsáveis.

Seis realizadores de curtas metragens participaram do evento. “Inicialmente buscamos um grupo de cineastas em momentos profissionais diferentes. Alguns já premiados, com vários filmes no currículo, incluindo longas, e outros em início de carreira. Buscamos assim um panorama amplo da produção atual de curtas (ficção e documentário)”, revelou Gagliardi.

O ator das películas “Estrada 47” e “Condado Macabro”, Francisco Gaspar também foi convidado para explanar sobre sua trajetória e coordenar uma conversa relacionada à sua atuação.

As sessões abertas ao público aconteceram a partir das 20h, na pousada Ventos de Cambury. No sábado (7), os produtores exibiram os curtas “O Melhor Som do Mundo”, “Lado Centro” e “Não Me Deixe” para aproximadamente 50 pessoas. Já na sexta-feira (6), a plateia assistiu “Ckost”, “Submarino” e “Nina”.

Logos após a exibição, os realizadores de cada um deles falaram sobre os filmes e responderam perguntas de quem compareceu ao evento.

Temas

Outros temas abordados entre os envolvidos foram a produção e a distribuição de filmes, particularmente o de curtas. “O resultado da iniciativa é muito positivo. Esse foi o primeiro encontro e já estudamos algumas melhoras para as próximas edições que pretendemos realizar anualmente. Uma delas está relacionada à abertura de inscrições públicas e mais esforços de divulgação para o que buscamos: parcerias e apoios”, declarou o cineasta convidado.

Para o diretor e produtor de vídeo José Eduardo Toledo, 44, mais conhecido como Dudu, a ideia em dividir e compartilhar as experiências é muito legal. “Hoje em dia as pessoas são muito individualistas. É interessante ver a galera que ainda é estudante ou não é produtor, junto com grandes profissionais debatendo o assunto”, avaliou Dudu, que mora na capital paulista e é frequentador assíduo da região.



Quem também achou interessante e importante a realização desse tipo de evento na cidade foi a cineasta Luciana Bitencourt, 42, natural de São Sebastião (SP). “A iniciativa me deixou muito feliz. Só estive no local no segundo dia da amostra dos filmes, mas gostei muito do que vi e achei excelente a organização promover o debate entre telespectadores e cineastas”, comentou a visitante que reside em Miami, nos Estados Unidos.

Aprendizado

O designer gráfico Fernando Chagas Ribeiro Barbosa, 27, também elogiou a ideia. Para ele, o evento deveria acontecer mais vezes. “Gostei muito do bate papo porque é um momento de troca de experiência e a gente acaba por aprender com os produtores”, acredita Barbosa.

O curta mais interessante, na opinião dele, foi O Melhor Som do Mundo. “A busca do garoto Vinícius por esse som me deixou curioso. Nunca havia pensado nisso. O processo até sua descoberta foi bem divertido e a forma com que ele chegou à conclusão me surpreendeu. Também gostei muito da fotografia e edição do filme”, mencionou Fernando, que pretende estudar cinema. “Desde criança sempre gostei de tudo ligado à arte, mas ficava vidrado ao assistir filmes. Eu adorava, principalmente, os que nos fazem viajar na imaginação e que tinham efeitos especiais. Meu sonho é poder contar histórias ou apenas participar de alguma forma de todo esse processo”, completou o designer, que também é sebastianense e reside em São Paulo, na capital.

O evento contou com patrocínio da pousada Ventos do Cambury e parceria da Nau Royal, Canto do Cambury, Portal do Cacau e Casa Linda, além do apoio institucional da Prefeitura.

Comentários