Castração e microchipagem de animais precisam de recadastramento



Castração e microchipagem de animais precisam de recadastramento

Quem já fez o cadastro deve comparecer aos postos para revalidar as informações




Os interessados e já cadastrados para fazer o procedimento de castração e microchipagem de animais devem comparecer aos postos especialmente armados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), instalados em seis locais entre as Costas Norte e Sul, e Centro. O objetivo é revalidar o cadastro feito no final do ano passado. O programa é voltado para cães e gatos, machos e fêmeas.

Nesta quinta e sexta-feira (5 e 6), os agentes ficaram de prontidão na USF da Enseada, na Costa Norte. Na próxima segunda e terça (9 e 10), a equipe estará na USF do Morro do Abrigo, na região central (veja a tabela abaixo).

Na ocasião, o proprietário do animal de estimação deveria preencher alguns requisitos entre eles: informar o rendimento familiar, o endereço e dados sobre o animal. Documentos pessoais como RG e CPF também foram exigidos no ato da inscrição. Diante disso é preciso confirmar se as informações continuam as mesmas ou se o proprietário do animal ainda tem o interesse em manter a esterilização do animal. De acordo com o setor de Vigilância em Saúde, responsável pelo CCZ, o intuito é começar o serviço de castração e microchipagem ainda este mês. Ao todo serão dois mil animais beneficiados com o serviço.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Givanildo Tavares, como o cadastro foi feito há algum tempo é preciso revalidar e confirmar os dados dos proprietários e animais. “Precisamos checar os dados informados e se o dono do animal ainda quer fazer a castração. Há ainda casos de animais que já morreram ou que procriaram e com isso precisamos fazer uma nova avaliação”, disse.

Em sua avaliação, esta é uma proposta excelente para o controle populacional e o aprimoramento da saúde pública no município. “Não tenho dúvidas de que este será um importante projeto para a nossa cidade tendo em vista que, além do controle populacional de animais, conseguiremos instituir o conceito da posse responsável já que os dados do proprietário do animal estarão cadastrados no chip a ser implantado.

Confira os postos, dias e horários:

Dias 9 e 10 | USF do Morro do Abrigo | Região Central

Dias 11 e 12 | Centro de Saúde da Topolândia | Região Central

Dias 23 e 24 | USF Cambury | Costa Sul

Dias 25 e 26 | USF de Barra do Sahy | Costa Sul

Dias 30 e 1º de dezembro | USF de Boiçucanga | Costa Sul

Serviço: quem perder o prazo, pode se dirigir, posteriormente, à sede do CCZ no Jaraguá, na Costa Norte do município. A castração e microchipagem serão feitas no bairro em que a inscrição for confirmada.

Comentários