São Sebastião terá representação na Conferência Nacional do Idoso em 2016



Foto: Josiane Carvalho/PMSS
Legenda: Maria Evelina Pereira, Eleita a delegada mais idosa da Conferência Estadual, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanda Lopes



São Sebastião terá representação na Conferência Nacional do Idoso em 2016

Maria Evelina também foi homenageada durante a Conferência Estadual como a delegada mais velha do encontro



A cidade de São Sebastião será uma das representantes do Estado de São Paulo na Conferência Nacional do Idoso, que acontecerá no primeiro semestre de 2016. Delegada na fase estadual, a aposentada Maria Evelina Pereira, 83, foi escolhida para integrar o grupo que irá viajar para Brasília (DF), no ano que vem.

A escolha da representante foi feita durante a Conferência Estadual do Idoso, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, em Águas de Lindóia (SP).

Ao término do encontro foram escolhidas 40 propostas (20 estaduais e 20 federais) que serão encaminhadas para autoridades estaduais, no caso das que competem ao Estado resolver; os casos dependentes da legislação federal serão enviados para o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, como sendo as que os paulistas vão defender na IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Temas

Questões ligadas à habitação, segurança e saúde foram os temas mais discutidos e de onde surgiu a maioria das propostas. De acordo com Maria Evelina, os idosos precisam garantir uma rede de apoio nestas três áreas. “O que pude observar é que a maioria dos municípios sofre com os mesmos problemas quando o assunto é a política de valorização do idoso. Por exemplo, é preciso que o Poder Público, em todas as esferas, faça cada vez mais campanhas de conscientização de que é necessário ampliar a oferta de especialização e qualificação da mão de obra dos cuidadores e das pessoas que lidam diretamente com esta população”, explicou.

A aposentada – que atualmente também integra o Conselho Municipal do Idoso de São Sebastião – avaliou positivamente o encontro. “Participaram da conferência 340 municípios e isto, em minha opinião, é muito importante, pois mostra que a chamada terceira idade atualmente está preocupada em lutar por seus direitos e buscar melhorias para a sua qualidade de vida”, disse.

Para a chefe de Divisão do Fundo Social e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanda Lopes, garantir a participação na etapa nacional é um ganho muito importante para a cidade. “É muito bom saber que teremos voz e seremos muito bem representados na etapa Nacional da Conferência. O que observamos é que todas as cidades sofrem com os mesmos problemas e as mesmas carências”, afirmou.

Da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte apenas cinco municípios (São Sebastião, São José dos Campos, Piquete, Guaratinguetá e Taubaté) contarão com representação na fase nacional levando as propostas para serem discutidas com conselheiros de todo o país.

Homenagem

Durante a Conferência Estadual, a representante de São Sebastião também foi eleita a delegada mais idosa do encontro estadual. Aos 83 anos e faltando um dia para encerrar o evento, Maria Evelina foi homenageada pelos representantes do Estado com um certificado.

“Confesso que fiquei surpresa e ao mesmo tempo lisonjeada quando me chamaram no palco para fazer a homenagem. É gratificante ter o reconhecimento de nossa participação e do trabalho que fazemos diariamente, mesmo na chamada terceira idade”, observou.

Maria mora em São Sebastião, tem dois filhos (um de 65 e outro de 48) e três netos e diz que gosta muito de participar ativamente de Conselhos Municipais. “Há mais de 20 anos costumo participar destas ações de conselhos e gosto muito disso pelo fato de me sentir útil. São estas atividades que me fazem sair da cama, me maquiar, pegar o carro e sair quase que diariamente de casa em busca de alguma coisa para espairecer e deixar a mente cada vez mais ativa. Não gosto desta ideia de ficar em casa sentada fazendo crochê. Acho que a vida é algo muito maravilhoso e temos de viver a cada dia da melhor maneira possível”, avaliou.

Comentários