Mostra Paisagens e Flores da Faculti pode ser vista até dia 30







Fotos: Rosangela Falato | PMSS

Legenda: Mostra de quadros em óleo sobre tela da Faculti também presta homenagem a Tokiko Fornazari

Mostra Paisagens e Flores da Faculti pode ser vista até dia 30

Trabalhos em óleo sobre tela estão expostos no Departamento de Patrimônio Histórico, na Rua da Praia



Flores, paisagens, capelas, cenas do cotidiano da vida do pescador são algumas das imagens retratadas na exposição “Paisagens e Flores”, que reúne obras em óleo sobre tela de alunos da Faculti (Fraternidade e Assistência Cultural A Terceira Idade), de São Sebastião. Pelo terceiro ano consecutivo, a mostra acontece no salão do Departamento de Patrimônio Histórico (Deppat) da Secretaria de Cultura e Turismo do Município (Sectur) e poderá ser apreciada pelo público até o próximo dia 30.

Trabalhos belíssimos com traços sensíveis mostram todo o potencial e qualidade dos artistas que participam das aulas de artes plásticas da professora Janete Passarelli, às quintas-feiras, na Faculti. Eles se preparam o ano inteiro para a mostra que, há 10 anos, é realizada sempre no mesmo período, explicou a coordenadora da Faculti, Venina Targat Moura Soares, que destacou a qualidade dos trabalhos. “São quadros belíssimos. É muito bom ver o quanto vocês podem ser produtivos na Terceira Idade”, frisou Venina durante a abertura da exposição na noite de quarta-feira (7).

Este ano, a mostra faz homenagem especial a uma das integrantes da Faculti, Tokiko Fornazari, in memorian. Algumas de suas obras estão expostas com as de demais colegas que se emocionaram na abertura do evento que contou com a participação do Coral da Faculti, sob a coordenação da maestrina Eliana Banheza, e ainda o poema “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes, declamado pelo poeta da cidade, Geraldo de Buta, durante a apresentação da música “Eu Sei que Vou Te Amar”, um dos momentos marcantes da abertura da mostra.

A presidente da Faculti, Maria Luiza Santana Ribeiro de Lima, destacou a importância da exposição e da homenagem. “Tudo isso faz com que nos mantemos em pé. Tokiko partiu antes do combinado, mas Deus no deu vida em abundância e Tokiko viveu intensamente”, disse.

Fundada em 23 de setembro de 1998, a Faculti atende, atualmente, cerca de 300 pessoas, entre 60 e 89 anos, com cursos de informática, artesanato, pintura em tela, coral, alfabetização, atualidades, yoga, atendimento com psicólogo, terapeuta ocupacional e, ainda, o Projeto Viver Saudável, explicou a coordenadora. Já, a maestrina Eliana Banheza convidou o público para apresentação do Coral que acontecerá no próximo dia 18, a partir das 17h, no Centro Cultural São Sebastião Batuíra, no São Francisco, com o concerto “É Preciso Saber Viver”, com entrada franca.

Serviço: A exposição “Paisagens e Flores” permanece aberta ao púbico até dia 30, no Departamento de Patrimônio Histórico – Deppat/Sectur (Avenida Dr. Altino Arantes, 130, no Centro Histórico), com visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 16h às 20h.

Comentários