ESFs de São Sebastião realizam atividades do Outubro Rosa





fotos: Sesau | Divulgação

Legenda: Ações realizadas em Barequeçaba e Boiçucanga pela equipe das ESFs



ESFs de São Sebastião realizam atividades do Outubro Rosa

Palestras e orientações marcam ações da campanha de prevenção ao Câncer de Mama junto à comunidade

Com a proposta de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, a campanha internacional Outubro Rosa tem sido realizada nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) de São Sebastião pelas equipes de cada unidade. As ações envolvem palestras, orientações, conversas, marcação de exames e principalmente a mensagem da necessidade de realizar a mamografia na faixa entre 40 e 69 anos. O símbolo da campanha, o laço cor de rosa, invadiu as unidades com decorações criativas durante o mês.

Nesta quinta-feira (15), a equipe da unidade da ESF do Pontal da Cruz, promoveu palestra com informações e orientações sobre câncer de mama e de colo de útero com a médica da unidade de Saúde da Família, Carlota Costa. Já, a enfermeira Isabele de Oliveira Gonçalves explicou a cerca de 30 mulheres a importância do auto-exame e da necessidade de realização de mamografias. Durante as atividades, realizadas no salão paroquial da igreja católica do bairro, também foram feitas as solicitações dos exames de mamografia e apresentado depoimento importante da paciente Maria Angélica sobre como descobriu o câncer e está enfrentando todo o processo de tratamento. Seu depoimento foi uma lição para todos em relação a como encarar a doença de forma positiva.

Já, na quarta-feira (14), cerca de cem pessoas participaram das atividades realizadas pela ESF do Canto do Mar, Costa Norte, nas dependências da igreja do bairro. De acordo com a enfermeira Rosanete Alves, o trabalho com as mulheres da comunidade envolveu palestra com a ginecologista e obstetra Helena Dora Glina que abordou temas como saúde da mulher, câncer de mama, planejamento familiar e gravidez na adolescência.

Outra participação importante foi da fundadora da ONG Blá Blá Positivo, Silmara Rette, de Ubatuba, que falou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), HIV e Aids. Houve, também, aconselhamento e palestra sobre câncer bucal e realizadas solicitações para mamografias e exames ginecológicos preventivos. Segundo Rosanete, é importante que as mulheres entre 40 e 69 anos realizem mamografias. “No entanto, algumas são resistentes e têm medo achando que o exame provoca dor”, o que precisa ser desmistificado, explicou a enfermeira que agradeceu a parceria do comércio local e ótica do bairro que doou 30 consultas oftalmológicas.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos, e, desde então, tem sido promovido anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Comentários