Comunidade de Barequeçaba celebra Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil


Fotos: Valéria Borges | PMSS

Legenda: Celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida emociona devotos



Comunidade de Barequeçaba celebra Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil



A celebração especial em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no início da noite desta segunda-feira (12), em Barequeçaba, na região central de São Sebastião, reuniu comunidade e devotos da santa numa festa especialmente elaborada e que emocionou todos os presentes.

A festa contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e teve início na sexta-feira (9), com barracas de alimentação e bebidas, e terminou no dia da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, quando os padres Elimar de Azevedo e Antônio Maria Lopes Chagas conduziram uma celebração especialmente produzida para marcar a data.

A missa campal contou com encenações teatrais, homenagem a devotos e a tradicional procissão pelas ruas do bairro tendo à frente a “Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos”.

Durante os quatro dias de festa o público foi animado por bandas locais. Na sexta-feira (9), o show ficou por conta de Dani de Paula e Banda; no sábado (10), quem conduziu a festa foi Luciano Mendes e Banda, no domingo (11), o Grupo Família e, para encerrar, na segunda-feira (12), o grupo Melodia dos Anjos subiu ao palco depois da missa.

Dalila da Silva Sales, pernambucana que mora em Barequeçaba desde 1996, e sua amiga Rute Maria de Jesus Santos, nascida no Rio Grande do Sul e radicada em São Sebastião há quase 50 anos, 30 deles no bairro, contaram que participam da festa todos os anos.

“Acho esta festa de Nossa Senhora Aparecida maravilhosa e por ser uma vez por ano é muito esperada; eu adoro”, declarou Dalila. Rute contou que para ela além de ser uma celebração importante e muito bem elaborada, é um momento especial de bênçãos que a faz muito feliz.

À frente da Paróquia de São Sebastião desde julho, o pároco Elimar de Azevedo falou sobre a emoção de celebrar a data pela primeira vez. “Eu já conhecia a festa, pois vim celebrar um dia da novena, mas hoje pude vivenciar essa experiência belíssima e sentir o quanto esta comunidade está viva e empenhada na comemoração”, disse. “Organizaram um trabalho que resultou numa cerimônia muito linda. Para mim foi muito especial e precioso”, acrescentou.

Participando da celebração ao lado do pároco, o padre Antônio Maria Lopes Chagas, da Paróquia São José da Topolândia, também falou sobre esta celebração comemorativa à Padroeira do Brasil. “A gente fica com o coração bastante emocionado quando falamos de Maria, quando celebramos Maria, uma jovenzinha capaz de gerar tanta luz com sua presença materna, um exemplo de mãe que intercede por nós com seu amor filial e que foi homenageada com tanta demonstração de fé e amor desta comunidade que se entregou de coração para realizar uma festa tão linda”, resumiu.

Comentários