Campanha de Vacinação Antirrábica começa no próximo dia 19






Fotos: Luciano Vieira | PMSS

Legenda: Cães e gatos estão na mira dos trabalhos do CCZ no município

Campanha de Vacinação Antirrábica começa no próximo dia 19

Serão 60 postos que atenderão todos os bairros de São Sebastião até 10 de novembro



Cerca de 12 mil animais, entre cães e gatos, deverão ser imunizados na Campanha de Vacinação Antirrábica que será iniciada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Sebastião entre 19 de outubro e 10 de novembro. Serão disponibilizados 60 postos que atenderão todos os bairros, sendo 28 entre Costa Norte e região central, e 32 na Costa Sul. Haverá, ainda, atendimento de casa em casa como em Calhetas, Pitangueiras e ainda na Estrada da Limeira.

De acordo com a veterinária e chefe da divisão do CCZ, da Secretaria de Saúde, Wânia de Araújo Moreira, é muito importante que as pessoas levem seus animais para vacinar. Ela estima imunizar cães e gatos com mais de três meses de idade. Fêmeas que estejam prenhas também podem ser vacinadas. O atendimento é gratuito.

O Canto do Mar e Enseada contarão com três postos cada; Jaraguá e Cigarras, dois; São Francisco, três; Morro do Abrigo, dois; Portal do Olaria e Arrastão, um em cada; Pontal da Cruz, dois; Porto Grande, Praia Deserta, Vila Amélia, Centro, Olaria, Topolândia e Itatinga, um cada; Varadouro, dois. Na Estrada da Limeira o atendimento será de casa em casa.

Na Costa Sul haverá 32 postos. Boracéia contará com três postos, Barra do Una e Abras do Uma, dois em cada. Os locais com maior número de postos, com quatro em cada bairro, são Juquehy, Cambury e Boiçucanga. Depois vem Mareias com três pontos de imunização, Vila Sahy com dois e Juréia, Sítio Velho, Paúba, Santiago, Toque-toque Pequeno e Toque-toque Grande com um posto em cada local.

Já, em Calhetas e Pitangueiras, a equipe do CCZ percorrerá casa a casa imunizando os animais e, em Barequeçaca e Guaecá, também haverá um posto em cada local no último dia de vacinação.

Raiva

Causada pelo vírus Rhabdovirus, a raiva é uma doença letal que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado, sendo transmitida ao homem pela mordida, arranhadura ou até mesmo lambida, permitindo o contato com a saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas).

A equipe do CCZ alerta que o cão que atacar uma pessoa deve ser observado por dez dias, para que sejam procurados sintomas da doença. Para mais informações, o Centro atende na avenida Dario Leite Carrijo, 2.598, no Jaraguá, na Costa Norte, e pelo telefone (12) 3861-2555.

Serviço: Campanha de Vacinação Antirrábica acontecerá de 19 de outubro a 10 de novembro. Confira o calendário da campanha com dias, horários e postos de vacinação nowww.saosebastiao.sp.gov.br .

Comentários