Secretaria de Educação premia projetos sobre Educação para o Trânsito







Fotos: Rosangela Falato

Secretaria de Educação premia projetos sobre Educação para o Trânsito




Trabalhos envolveram desde alunos do maternal até grupos da Educação de Jovens e Adultos




A falta de educação e conscientização com as regras de trânsito são responsáveis pela maioria dos acidentes nas estradas e vias públicas, inclusive com vitimas fatais. Falar sobre educação no trânsito é fácil, o complicado é o cumprimento das leis. Porém, a grande lição sobre como se comportar corretamente como motorista, pedestre e ciclista foi apresentada na manhã deste sábado, 26, no Teatro Municipal de São Sebastião, por crianças, jovens e adultos homenageados com o VI Prêmio de Educação para o Trânsito.

Desenvolvido pela Secretaria de Educação de São Sebastião, com apoio da Divisão de Tráfego (Ditraf), da Secretaria de Segurança Ubana (Segur), o projeto promovido junto às unidades escolares envolveu alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos que desenvolveram, entre os meses de agosto e setembro, várias ações e trabalhos com o tema “Preservar o meio ambiente e qualidade de vida no Trânsito”.

A entrega das premiações aos melhores trabalhos foi realizada neste sábado, em solenidade com a presença da secretária de Educação, Angela Couto, de Sebastião Gonçalves dos Santos, representando o prefeito Errnane Primazzi, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Edson Rosalvo, e da agente de trânsito, Daniela Daltio.

Na abertura da solenidade, Angela agradeceu a participação de todos os envolvidos, principalmente alunos, pais, professores e equipe gestora das escolas e funcionários do Ditraf, que atenderam as unidades de ensino com orientações sobre organização do trânsito por meio de palestras e atividades educativas. Ao afirmar que “a educação não se faz somente dentro da escola”, a secretária frisou a importância da participação da sociedade como um todo. “ O desafio constante da escola depende da família. A parceria entre escola, família e comunidade é essencial para que nosso trabalho seja efetivado”.

A secretária também destacou a importância da população participar da eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares do município, no próximo domingo, 4 de outubro, e citou a necessidade de as famílias e eleitores conhecerem o trabalho dos 20 candidatos aos cargos para o Conselho Tutelar. “Quando as crianças sofrem agressões, são violadas, é o conselheiro quem vai atender primeiro, que vai enfrentar o que precisar para salvaguardar os direitos dessa criança. Por isso é preciso muita lucidez e participação nessa votação”, frisou Angela Couto.




Premiações




Uma comissão julgadora formada por especialistas nas áreas de Educação e Trânsito ficou responsável em analisar e escolher os melhores trabalhos apresentados em dez categorias em quatro modalidades. Na Modalidade Gestão Escolar, não houve inscritos na categoria Educação Infantil (0 a 3 anos). Já, na Educação Infantil (4 e 5 anos), o segundo lugar ficou com a Creche Meire Vasques com o trabalho “Por um Trânsito Mais Seguro”, e a primeira posição com a Emei Mundo Encantado, com o projeto “Motorista Legal - Trânsito Legal”.

Na categoria 3, Ensino Fundamental 1, os trabalhos foram desclassificados pela comissão julgadora por não obedecerem critérios do regulamento do prêmio. Porém, o vencedor no Ensino Fundamental 2 foi o projeto da EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro.

A Modalidade 2, de Produção Artística, envolveu desenhos de alunos revelando vários talentos. Na Educação Infantil (Maternal I e II), o 3º lugar foi para Ingrid Alves Paes Landim, do Maternal II da Creche Primeiras Letras, de Juquehy. Em segundo lugar ficou Yasmin Tavares da Silva (Maternal II, da Creche Adriana Vasques, e o vencedor foi Gean Caetano Ribeiro (Maternal II), da Creche Maria Leonarda da Costa. Na Educação Infantil (1ª e 2ª etapas), a terceira posição foi para Polyane Abreu Pertusi (Emei Algodão Doce), a segunda colocação para Helena Gvozden Ambrosso (Emei Pingo de Gente) e o primeiro lugar para Matheus Tenório dos Santos (Emei Reino da Alegria). Já, no Ensino Fundamental (1º ao 3º ano), a terceira colocação foi para Ana Beatriz Alves Francisco (EM Maria Alice Rangel), a segunda posição para Daniel Emerson Martins de Siqueira (EM Solange de Paula) e o primeiro lugar para Robson Nascimento Lima (EM Guiomar).

Na Modalidade Produção Escrita - Carta de Leitor, envolvendo o Ensino Fundamental (4º e 5º ano) destaque para os trabalhos de Matheus Pereira Mendes (EM Iraydes Lobo Vianna do Rego) em terceiro lugar, seguido de Lívia Del Nero de Araújo Cláudio (EM Solange de Paula) e Ana Loizi Marques Araújo (EM Barequeçaba).

Já, na Modalidade Produção Escrita - Narrativa de Enigma, concorreram alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. O terceiro lugar ficou com Matheus Philipe Vicente (EM Antonio Luiz Monteiro), a segunda posição para Isadora Iohana Sousa Leite (EM de Cambury) e o primeiro lugar para Giovana Clara Alves Gonçalves (EM Walfrido).

Com o mesmo tema, foram premiados os trabalhos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, Décio dos Santos (EM Topolândia), em segundo lugar, e de Cristiane Aparecida Waldo (EM Antonio Luiz Monteiro) que faturou a primeira posição na participação da EJA.

Comentários