São Sebastião será representada na Conferência Estadual do Idoso










Fotos: Damares Oliveira | PMSS

Legenda: O secretário de Governo Fábio Lopez participou da reunião




São Sebastião será representada na Conferência Estadual do Idoso




Posteriormente, a cidade participará da Conferência Nacional

Maria Evelina Pereira Faria, 83, aposentada do Estado foi eleita - por maioria de votos – a representar São Sebastião nas Conferências Estadual e Nacional do Idoso.

A eleição ocorreu por meio da Deliberação de n.º 005/15 que em seu artigo 5º, inciso II afirma que o “Município que tem Conselho Municipal do Idoso e não realizou a Conferência Municipal tem direito a uma vaga para participar das Conferências previstas, representando a cidade e apresentando os eixos discutidos e aprovados em reunião”.

A presidente do Conselho Vanda Lopes realizou na tarde desta segunda-feira (21), a votação dos eixos a serem apresentados nas conferências. Foram aprovados por unanimidade todas as propostas apresentadas na área da Saúde, Trabalho e Previdência Social, Política de Atendimento e Participação Social, Habitação e Transporte Público, Educação, Lazer, Cultura e Esporte e no eixo Financiamento, proposto a criação do selo “Empresa Amiga do Idoso”. “Nesta, nossa intenção é solicitar aos empresários que parte do Imposto de Renda seja destinado às ações de Políticas Públicas voltadas os idosos do nosso município, reconhecendo este empresário como parceiro nos cuidados e qualidade de vida deles”, esclareceu.

O secretário de Governo, Fábio Lopez, acompanhou os trabalhos e disse realizar com a reativação do Conselho, na Administração do prefeito Ernane Primazzi, o resgate dos valores imensuráveis a este segmento da população. “O Conselho não só está ativo como funcionando, com propostas de grande valor voltadas aos idosos do nosso município. Exemplo disso, é termos uma representante do município nas Conferências Estadual e Nacional”, afirmou.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil será, até o ano de 2025, o sexto país mais envelhecido do mundo, com mais de 34 milhões de idosos, enquanto que a população mundial, até o ano de 2050, terá cerca de 1/5 de idosos.

O aumento da população idosa acarreta, indubitavelmente, a imprescindível necessidade de adoção de políticas públicas voltadas para esse significativo segmento da sociedade, que já desempenhou seu papel preponderante na vida ativa merecendo, nessa fase, respeito e preservação de sua dignidade, minimizando esse sofrimento que se externa a cada dia pelo abandono das famílias, pela indiferença da sociedade e pela omissão dos poderes públicos.

A XIV Conferência Estadual do Idoso, cujo tema será "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades", será realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro no Hotel Vacance em Águas de Lindóia (SP).

Comentários