São Sebastião participa “9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas”



Foto: Arte | Divulgação



São Sebastião participa “9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas”



Entre os dias 21 e 27 de setembro o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), junto ao Museu do Índio/Funai, realizará em todo o País a “9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas” e São Sebastião não ficará de fora.

Inscrito no projeto, o Deppat (Departamento de Patrimônio Histórico Cultural) da Sectur (Secretaria de Cultural e Turismo) preparou uma exposição especial que leva o nome de “Indígenas no Litoral Norte em Imagens”.

O projeto Primavera dos Museus existe desde 2007 e tem por objetivo promover a realização de programações especiais em torno de um tema escolhido pelo Ibram que procura envolver instituições museológicas de todo o país. Os assuntos mudam a cada edição.

Ao longo das oito edições, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano, assim como o número de eventos cadastrados, com aumento de 21%.

Este ano, a campanha de divulgação da Primavera, seguindo o tema indígena, traz como destaque a imagem do Pajé Itsaltako da etnia Waurá, da Aldeia Wuará Piyulaga situada no Alto Xingu (MT). Captada pelo fotógrafo Renato Soares, em 2013, a imagem mostra o pajé durante as lutas de Huka-huka, realizadas na cerimônia do Kuarup.

A secretária da pasta, Marianita Bueno, convida a população, turistas e veranistas para que visitem a exposição no Centro Histórico da cidade. “Está iniciativa é uma oportunidade para refletirmos sobre tão importante tema; aproveito para convidar as pessoas para conhecerem um pouco sobre nossos índios na exposição preparada pelo Deppat/Sectur”, afirmou.

Índios do Litoral Norte

De acordo com a diretora do Deppat, Rosangela Dias da Ressurreição, a participação sebastianense pretende aproximar a sociedade da cultura dos índios da região fixados no Rio Silveiras, na Costa Sul do município.

Estes primitivos habitantes do Brasil eram verdadeiras bússolas humanas, tendo os índios do litoral sido usados pelos descobridores como guias, auxiliando assim a expansão pelo território. Com o passar do tempo, porém, o avanço dos colonizadores acabou por promover a dizimação destes nativos e a usurpação de suas terras, além de trazer-lhes doenças, gerar guerras e miscigenação.

Porém a marcante influência desta etnia permanece até hoje, inclusive passada através das gerações por seus poucos remanescentes na região. Uma dessas heranças são os nomes das praias de São Sebastião, tais como Boiçucanga (cabeça de cobra grande); Camburi (peixe da família dos robalos ou peixes marinhos); Guaeca (gaivota), entre outras denominações diversas.

Memórias Indígenas

Para o Ibram e para a Fundação Nacional do Índio, o tema Museus e Memórias Indígenas instiga a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional.

Eles estão representados em museus e outras instituições por meio de exemplares de sua cultura material, como utensílios e adornos de grande sofisticação e beleza estética, além de registros textuais e audiovisuais.

Importantes ícones da construção da identidade nacional, os hábitos e a cosmogonia dos povos que habitavam este território antes mesmo da criação do Brasil foram documentados pela arqueologia, história, antropologia e linguística, cujos registros estão presentes em diferentes instituições museológicas de nosso país e no exterior.

A preservação, a exibição e o estudo desse rico patrimônio cultural, que nos permitem desconstruir preconceitos, são atualmente temas presentes nas demandas de várias etnias, estando ao lado de tópicos como saúde, educação e proteção ambiental e territorial. E, nesse âmbito, os museus podem e devem ser um valioso aliado.

A 9ª edição da Primavera dos Museus convida os brasileiros a um encontro com os patrimônios culturais indígenas.

Serviço: O Deppat fica na avenida Dr. Altino Arantes, 130, Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião. O telefone para informações é o (12) 3892-2621. A exposição pode ser vista de 21 a 30 de setembro das 9h às 18h.

Comentários