Programa de saúde na escola é convidado a participar de palestras em Ilhabela





Foto: Divulgação

Legenda: Estudantes surpreendem-se com problemática do tráfico humano na região




Programa de saúde na escola é convidado a participar de palestras em Ilhabela




O programa “Papo Sobre Saúde” da Secretaria de Educação de São Sebastião foi convidado a realizar palestras em Ilhabela, na escola estadual Gabriel Ribeiro Santos, na Vila e na ACEI (Associação Cultural e Educacional de Ilhabela), no Perequê.

A professora Débora Puertas, coordenadora do projeto, ministrou duas palestras sobre o tema “Tráfico Humano”. Na ocasião, ela fez a apresentação do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Litoral Norte, mostrou as formas de aliciamento e tipos de crime (tráfico de órgãos, prostituição e trabalho escravo).

A temática já é desenvolvida nas duas escolas sob a orientação da professora de Geografia, Cristina Terribele. “Eu acho importante falar sobre esse assunto. A palestra da Débora Puertas foi espetacular, edificante mesmo, acrescentou muito aos alunos, despertou, sem dúvida, um novo olhar sobre o assunto”, declarou Cristina.

Os estudantes que tiveram a oportunidade de assistir a palestra contaram ter sido bastante esclarecedora. “Eu já conhecia o assunto, mas não sabia que era tão grave. Não sabia que traficavam rapazes, nem órgãos; deu para aprender bastante coisa. Foi interessante”, afirmou Gabriel Ramos da Silva.

Já Fabiana Coutinho e Souza Silva, surpreendeu-se em saber que realmente existem casos reais na região. “Fiquei assustada com a proximidade dos casos, que podem estar no meio da gente, acontecendo com nossos amigos”, disse.

O estudante Aharon Raphael Marie E. Wansebroeck, revelou que a palestra foi direta ao ponto, fazendo com que os jovens conseguissem enxergar o problema. “O assunto é pesado de abordar, mas importante. Precisamos estar conscientes disso”, definiu ele.

Comentários