Prefeitura realiza ações em comemoração ao Dia da Árvore


Foto: Luciano Vieira | Arquivo PMSS

Legenda: Observatório Amiental, no Complexo Turístico a Rua da Praia, servirá de palco para as ações da Semam



Prefeitura realiza ações em comemoração ao Dia da Árvore



A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) abre hoje (21), uma série de atividades em comemoração ao Dia da Árvore e Dia da Mata Atlântica, celebrado em 21 de setembro.

As atividades tiveram início no período da manhã com o Cine Mata Atlântica, no Observatório Ambiental, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade. A exibição será reprisada no período da tarde. Além disso, haverá distribuição de espécies nativas (cambuci, jabuticaba, pitanga e palmeira Jerivá) àqueles que passarem pelo local, e, por volta das 16h, o plantio de uma espécie nativa, com alguns representantes da secretaria nas proximidades do Observatório.

Nos próximos dias, dentro da programação, serão proferidas palestras sob a coordenação da educadora ambiental Christiane Cruz, sobre árvores nativas e Mata Atlântica. Ao longo da semana, com o apoio da equipe técnica do viveiro municipal, a bióloga Cintia Castro de Freitas, chefe da Divisão de Agricultura e Abastecimento, coordenará o plantio de 15 árvores nativas, em área pública, ao final da avenida Dr. Armando Sales de Oliveira, na região central da cidade. A bióloga ainda ministrará palestra sobre o tema aos alunos da Escola Municipal de Juquehy, na Costa Sul do município.

Cintia explicou que as florestas brasileiras abrigam um quarto de toda a água doce do planeta. “Não dá para não se engajar pela preservação das nossas matas. Além disso, as mudanças climáticas, também conhecida como aquecimento global, são reais e acontecem agora. A maioria de nós sabe que a Terra está ficando mais quente”, comentou.

Segundo ela, o aquecimento global traz impactos aos sistemas climáticos globais, causando, desde chuva inesperada até ondas de calor extremas. Em apenas 200 anos, a concentração de dióxido de carbono em nossa atmosfera aumentou em 30%. "Hoje as pessoas tem tomado consciência de que a água é o líquido essencial para a vida, cada vez mais precioso e escasso. Em tempos de seca e escassez de água, necessitamos plantar", ressaltou.

Podas irregulares

Contudo, a Semam destaca que o plantio de árvores em locais públicos não deve ser realizado por particulares, para que se evite futuros transtornos, exceto se autorizado. Isso porque é comum conflitos com equipamentos urbanos (rede de energia, postes de iluminação, semáforos, esgotos, placas de sinalização, rachaduras em calçadas etc). “Assim, para o plantio deve haver algumas regras, desde a escolha da espécie e porte adequados, e sempre priorizando as espécies nativas da Mata Atlântica”, comentou Cintia.
O plantio de árvores em terrenos particulares também deve obedecer normas. “É recomendável que não sejam plantadas árvores que fiquem muito altas, que possam danificar a residência ou que gerem transtorno a vizinhos”, observou.
Cortes ou podas de árvores realizados sem a autorização da Secretaria do Meio Ambiente, sejam em terrenos particulares ou públicos, estão sujeitos à fiscalização e a sansões como multa e outras consequências. Para podas também deve ser solicitada autorização, para que a mesma seja executada em até 30% da copa, com orientação técnica para que a mesma seja feita por profissional capacitado. A saúde da árvore depende da poda correta, caso contrário, ela pode sofrer infestação por fungos e cupins que podem colocá-la em risco.

Para denunciar cortes e/ou podas de árvores irregulares ou desmatamentos ilegais, basta ligar para o 0800-7700776. As denúncias registradas são encaminhadas ao setor de fiscalização ambiental da Semam. Casos de irregularidade e crime ambiental, o proprietário poderá sofrer consequências como auto de infração, embargo da ação e multa.

Comentários