Dia da Árvore é tema de palestra sobre artesanato regional feito de caxeta





Fotos: Divulgação

Legenda: Crianças se divertem e aprendem sobre artesanato regional



Dia da Árvore é tema de palestra sobre artesanato regional feito de caxeta



Numa parceria entre o projeto “Chão Caiçara” e a Secretaria de Cultura e Turismo, crianças do bairro de Barequeçaba participaram de uma palestra no dia 21 de setembro, data em que o país comemora o Dia da Árvore.

A data tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Diiferente em outras partes do mundo, o dia foi escolhido em razão do início da Primavera, que começa em 23 de setembro no hemisfério Sul.

Foi com o foco na preservação enfatizada neste dia que o artesão e assessor cultural das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Sectur Lindomar dos Santos, o Nicinho, preparou uma palestra especial sobre a reserva sustentável da caxeta, madeira usada na confecção de artesanato caiçara.

Além da palestra, as 75 crianças, do 3º ao 5º ano, da Escola Municipal de Barequeçaba puderam apreciar uma exposição de trabalhos feitos a partir da utilização de papel reciclável e a apresentação do artesanato feito com a caxeta daqui da região.

Caxeta ou Caixeta

Caxeta ou caixeta é um nome genérico para dezenas de espécies de árvores brasileiras cuja madeira é clara, leve e macia, facilmente encontradas na região litorânea do Estado de São Paulo.

O maior uso atual da madeira da caixeta é a fabricação de lápis. Como é macia, estável e bem uniforme, substitui muito bem o cedro americano, usado por 80% dos produtores mundiais de lápis.

Em menor escala, também é usada na produção de solas de tamancos, brinquedos, caixas finas, pasta para papel, violas, esculturas, molduras para quadros, artesanato, entre outras utilizações.

Seu emprego amplo ocorre graças à qualidade de sua madeira, que é clara, porosa, de superfície lisa, não racha nem empena quando exposta ao sol, recebe bem tinta e responde bem a tratamento com preservativos, o que pode aumentar ainda mais sua gama de aplicações.

Comentários