Campanha Vila Limpa amplia parceria com comerciantes e moradores da Vila Sahy



Foto: Divulgação

Legenda: Moradores e comerciantes recebem orientações sobre a importância e responsabilidade do descarte correto do lixo



Campanha Vila Limpa amplia parceria com comerciantes e moradores da Vila Sahy



Nesta semana foi realizada a segunda edição 2015 do mutirão de limpeza “Campanha Vila Limpa” que agitou mais uma vez a Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, fruto da parceria entre Amovila (Associação de Moradores da Vila Sahy), Instituto Verdescola, Ecopav, ICC (Instituto Conservação Costeira) e Prefeitura.

Cerca de 300 crianças e jovens, juntamente com os educadores do Instituto Verdescola, representantes da Associação e voluntários, caminharam por ruas do bairro com o intuito de abordar e informar os moradores sobre a responsabilidade e a conscientização ambiental. O objetivo principal da iniciativa foi desenvolver estratégias para fortalecer parcerias com comerciantes e moradores quanto ao descarte correto do lixo gerado na Vila Sahy.

Desta forma, os aprendizes do Instituto Verdescola conversaram e cadastraram moradores e comerciantes interessados em contribuir com o repasse de informações sobre pontos de coleta de óleos, pilhas e baterias, entre outros os serviços de resíduos oferecido pela “Campanha Vila Limpa”.

De acordo com a educadora ambiental do Verdescola, Mariane Lima de Souza, no mutirão focou-se mais a conscientização das pessoas, explicando-lhes sobre a importância do descarte correto. “Com estes cadastros de moradores e comerciantes (Amigo da Campanha Vila Limpa) podemos melhorar as pesquisas, marcar reuniões para pensarmos juntos em como conscientizar as pessoas e destinar o lixo nos pontos certos de coleta”, observou Mariane.

Outra novidade do mutirão foi a instalação de placas informativas próximas aos coletores com o objetivo de arborizar tais pontos, tornando-os cada vez mais inseridos no paisagismo do bairro.

Limpeza

Parceiros da campanha, a Prefeitura junto com a Ecopav, realizou um dia antes do mutirão, os trabalhos de capinagem, poda e desobstrução dos bueiros e valas de todas as ruas da Vila. Além disso, retiraram o lixo e entulho descartados em lugares inapropriados.

Desde o último mutirão, feito em abril, algumas ações foram acrescentadas e outras mudadas de acordo com pesquisas realizadas pela equipe do Projeto. “Nós disponibilizamos por meio da parceria com a atual Administração uma caçamba de entulho na avenida Marginal visando evitar o descarte incorreto deste material nas esquinas das ruas e também acrescentamos coletores na travessa Tiê e na rua Luís Basílio, atendendo, assim, o apelo dos moradores”, disse Evanildes Alves dos Santos Andrade, presidente da Amovila

A comerciante Marineide Oliveira da Silva, fez um apelo emocionado sobre a situação do lixo jogado na praça. “Sou proprietária do carrinho de pastel e quando chego para trabalhar aqui na praça vejo muito lixo jogado fora das lixeiras”. Favorável à campanha, destaca que a comunidade tem que fazer a sua parte, pois não adianta a Administração promover o trabalho diário se a população não for consciente sobre os problemas causados pelo descarte inapropriado.

Exemplo da positividade da campanha na formação de cidadãos com respeito ao meio ambiente pode ser visto na atitude da pequena Sthephani. “Eu jogava lixo na rua, mas depois deste mutirão,u não vou mais jogar”, afirmou a garotinha de 8 anos.

Para a gerente pedagógica do Instituto Verdescola, Ana Cláudia Prado, a participação das crianças é muito importante, pois quando aprende a selecionar o lixo, aprende a plantar tendo a possibilidade de encher a sua comunidade de jardins. “Com certeza ela fará a educação dos adultos”, comentou.

O mutirão contou com a participação dos moradores do bairro, alunos e educadores do Instituto Verdescola, Amovila, ICC, Prefeitura, Sabesp e Ecopav, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Comentários