Avanços no atendimento da Saúde em São Sebastião refletem na queda de reclamações no setor de Ouvidoria


Foto: Josiane Carvalho/PMSS
Legenda: Prestação de contas ao Comus aconteceu na tarde desta terça-feira (22)



Avanços no atendimento da Saúde em São Sebastião refletem na queda de reclamações no setor de Ouvidoria

Somente entre o primeiro e o segundo quadrimestre de 2015 foram 34%
menos reclamações


O registro de queda no número de reclamações feitas ao setor de Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde reflete positivamente em relação aos avanços que a pasta tem tido desde o início da atual Administração. Dados apresentados durante a prestação de contas aos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus) apontam que do primeiro para o segundo quadrimestre de 2015 houve queda de 34% no número de reclamações feitas ao setor.

A audiência foi realizada na tarde desta terça-feira (22), na sede da Secretaria de Saúde. Nesta quinta-feira (24), a mesma apresentação será feita aos vereadores e a população em geral na Câmara Municipal a partir das 15h. Este encontro é aberto ao público.

Em relação aos números e de acordo com o gráfico apresentado aos conselheiros no primeiro quadrimestre deste ano, que corresponde aos meses de janeiro a abril, foram 334 reclamações contra 219 no segundo quadrimestre (maio a agosto).

Na avaliação da chefe de Divisão de Ouvidoria, Eliete Tourinho, o trabalho feito na saúde da cidade é o que reflete positivamente nestes números. “Nestes últimos anos estamos observando uma queda no número de reclamações e avaliamos positivamente isto como um bom trabalho que vem sendo feito pela secretaria na cidade. É, sem dúvida nenhuma, o reflexo de tudo o que estes profissionais se dedicam para garantir, da melhor maneira possível, o bom atendimento à nossa população”, comentou.

Eliete lembra que a Ouvidoria é justamente o canal direto entre a população e a secretaria e serve para cada dia mais aprimorar o serviço prestado na cidade.

Ainda de acordo com a responsável pelo setor o registro de qualquer ligação é feito com informações detalhadas e, em alguns casos, as pessoas não querem se identificar ou não dão os dados corretos para que seja checada a reclamação. “Assim que a reclamação chega até nós primeiramente pedimos todos os dados, nome, endereço, telefone, data de ocorrência, motivo; depois disso encaminhamos a reclamação para o setor responsável que apura tudo o que envolve a reclamação do cidadão antes de dar o retorno referente à questão. Além disso, é também assegurado o direito de sigilo ou anonimato, mas, desta forma o serviço não tem como dar a resposta ao interessado”, lembrou.

Os números também mostram que não é apenas de reclamação que é feita a Ouvidoria da Saúde, há também o registro de elogios e até sugestões para o aprimoramento do serviço. “Não vivemos somente de reclamações, há muitos casos em que os pacientes nos ligam para agradecer ou contar uma história positiva de atendimento tecendo uma série de elogios à nossa secretaria”, finalizou.
Serviço: O serviço de atendimento da Ouvidoria da Saúde é feito por meio do
telefone 0800-770-0029, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h; pelo
e-mail: ouvidoria.saude@saosebastiao.sp.gov.br ou
correspondência (carta) para o endereço da Secretaria Municipal de
Saúde (Rua Prefeito Mansueto Pieroti, 391, 1º Andar, Centro
CEP 11600-000, São Sebastião, SP).

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