Atividade sobre saúde e meio ambiente atrai jovens da Costa Sul





Fotos: Semam | PMSS

Legenda: Jovens participaram de evento de conscientização no Observatório Ambiental



Atividade sobre saúde e meio ambiente atrai jovens da Costa Sul



A Prefeitura de São Sebastião realizou na última sexta-feira (18), atividade de educação ambiental "Saúde e Meio Ambiente" para os alunos do Programa Ação Jovem do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Maresias, na Costa Sul da cidade, ligado à Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano).

A ação realizada por meio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) expôs aos jovens a palestra "Água e Lixo: o que a Dengue tem a ver com isso". O trabalho de conscientização foi apresentado pela bióloga e chefe de divisão de Educação Ambiental da Semam, Christiane Cruz, além das agentes de endemias Aniele Vieira e Cleonilda Floriza.

Durante a palestra, os jovens também participaram de vivência monitorada pelo espaço do Observatório Ambiental, no Complexo Turístico da Rua da Praia, onde se abordou sobre os cuidados e uso consciente da água, separação e descarte corretos de resíduos sólidos. “Os estudantes tomaram ciência sobre como as más práticas ambientais em relação aos resíduos podem ser prejudiciais ao ser humano, aumentando a proliferação de vetores como os mosquitos transmissores da dengue e chikungunya, por exemplo”, alertou Christiane.

Lunetas

A chefe de divisão de Educação Ambiental da Semam atentou ao fato da grande oferta de criadouros, que pode ser desde um pneu até uma tampinha de garrafa, até os cuidados com a prevenção da doença. “E na vivência os jovens receberam várias informações a respeito dos modos de prevenção, tipos de criadouros, ciclo evolutivo dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, sintomas e cuidados necessários para se manter longe da doença”, comentou.

Os jovens ainda puderam observar o complexo turístico da Rua da Praia e seu entorno através de lunetas de longo alcance instaladas no mirante. Após as informações recebidas, o grupo ainda alimentoudiversos peixes que há no espaço.

A atividade foi promovida pela parceria da Semam, através da Divisão de Educação Ambiental, com a Sesau (Secretaria da Saúde), através do IEC-Informação, Educação e Comunicação - Casa da Dengue. “As atividades das duas secretarias foram unidas, pois se temos um ambiente bem cuidado, com as boas práticas ambientais, temos um ambiente saudável e isso nos traz qualidade de vida”, disse a bióloga. “Nesse sentido, nosso trabalho é de sensibilização e conscientização, lembrando a importância de cada um em fazer a sua parte para garantir essa tão almejada qualidade de vida”, acrescentou Christiane.

Serviço: O Observatório Ambiental recebe agendamento para grupos e também visitações da comunidade, turistas e veranistas. O horário de funcionamento é das 9h às 12h, e das 14h às 16h30.

Comentários