Alunos dos projetos Cidadão Criança e Garoçá colaboram com o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias










Fotos: Setradh | PMSS

Legenda: As crianças se divertiram ao lado dos monitores ajudando na preservação do meio ambiente




Alunos dos projetos Cidadão Criança e Garoçá colaboram com o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias




Mais de 100 pessoas, entre alunos e monitores dos projetos Cidadão Criança, Garoçá e Viração participaram da ação mundial de limpeza de rios e praias no final de semana em São Sebastião.

Os grupos, assistidos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano proporcionaram sua contribuição à preservação ambiental ao aliarem-se, mais uma vez, à iniciativa do Instituto Terra & Mar que contou, novamente, com o apoio da Prefeitura.

Cidadão

Com um grupo formado por 32 alunos, o Cidadão Criança somou esforços ao limpar, separar e catalogar as diferentes categorias de lixo recolhido na praia do São Francisco, na região central da cidade.

A ação contou com a participação dos estudantes do Colégio Mestre e alguns moradores locais, que também vestiram suas luvas para auxiliar no trabalho. “Tivemos um dia diferente fora das salas de aula do projeto com a atividade prática sobre a conscientização ambiental e, consequentemente, mostramos aos alunos a importância da consciência de manter limpo o espaço onde brincam”, disse a coordenadora do Cidadão, Alessandra Peixoto.

Instalado no Morro do Abrigo, também na região central da cidade, o projeto atende crianças de 6 a 12 anos no contrafluxo escolar.

Garoçá

Há 14 anos parceira do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o Garoçá levou para a praia da Enseada, na Costa Norte, 32 pessoas entre adultos e crianças.

De acordo com Jucilei Silva, professor, guia turístico e coordenador da praia, o objetivo da ação, ou seja, conscientizar a turma sobre a importância da água por meio de ações voluntárias conservando e limpando praias e rios, foi atingido. Prova disso, foi a declaração da aluna Giovana Amaral Ignácio, 12, sobre o sábado. “Foi muito legal irmos de bicicleta para a praia e ajudar a tirar o lixo do lugar. Gostei muito do desempenho de todos”, disse

Segundo a coordenadora do Garoçá, Luciana Gallani, foram coletados aproximadamente 1500 objetos entre plástico duro, plástico mole, garrafas pet, isopor, panos, sapatos, fraldas, vidros, madeiras, borrachas, metais, nylons ,arames e materiais sem definição. “Precisamos de 15 sacos grandes para acomodar todo o material recolhido”, observou Luciana.

O Garoçá fica no Jaraguá, também na Costa Norte, e atende 120 crianças, de 6 a 12 anos, no contraturno escolar.

Viração

O dia 19 de setembro também foi diferente para os alunos do Viração. Mais uma vez o projeto participou da iniciativa e levou para o mangue do Araçá, uma turma composta por 43 alunos, fora os monitores.

A ação foi igualmente positiva no local com a ação das crianças e monitores do projeto em parceria com outras instituições, a exemplo do projeto Biota, Fundespa e Valorizando a Pessoa Idosa , e dos alunos de Yoga da Secretaria de Esportes, sob o comando da educadora física Maria Cecília Borges Nogueira, a Ciça.

“Infelizmente a quantidade de lixo recolhida sempre nos impressiona, mas não desanimamos de fazer esse trabalho de conscientização, procurando ensinar as crianças do projeto a importância que há em cuidarmos do meio ambiente”, disse a coordenadora do projeto Ana Carla Silva.

O Viração atende 200 crianças, também de 6 a 12 anos, residentes na Topolândia, Itatinga e Olaria – na região central da cidade – e encaminhadas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com atividades desenvolvidas no contraturno escolar.

Comentários