1º Festival de Yoga envolve alunos do projeto Garoçá







Fotos: Setradh | PMSS

Legenda: Crianças participam do festival ao longo do dia; entre os convidados, os alunos da Apae e a secretária Roseli Trevisan Primazzi




1º Festival de Yoga envolve alunos do projeto Garoçá




Muitas atrações como dança, teatro e música serviram para mostrar aos convidados que compareceram ao Garoçá, a diversidade da cultura indiana apresentada pelas crianças de 6 a 12 anos assistidas pelo projeto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano no Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião.

As atividades foram realizadas com sucesso na sexta-feira (19), dentro do 1º Festival de Yoga, modalidade inserida no curriculum das crianças ministrada pela professora Aryta Garcia, e que atraiu, entre outros convidados, os alunos da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais).

Durante o evento, houve ainda uma exposição dos materiais confeccionados em aulas como mandalas, pulseiras e colares, que foram amplamente apreciados pelos presentes, entre eles, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, e a professora de Yoga Claudette Onishi, que, além de prestigiar a festa, levou à turma do projeto uma dinâmica de Mantras (cantos) e Mudras (gestos), onde todos participaram.

De acordo com a professora, a iniciativa tem por objetivo mostrar um pouquinho de tudo os alunos desenvolvem em sala de aula, além de mostrar a rica cultura da Índia, a exemplo da peça teatral encenada pelas crianças contando a história do deus indiano Shiva e sobre como surgiu a yoga. “As danças são todas baseadas nas posturas de yoga e as roupas e cenários são todos inspirados nos modelos indianos”, disse Aryta.

Ao final da festividade, o público foi presenteado com chaveiros feitos pelos alunos, entre eles, Gabriel de Castro Souza, 10, do período da tarde que afirmou ter sido a sexta-feira um dia bem divertido e proveitoso. “Foi o dia mais legal de convivência com a yoga, porque nos divertirmos e ainda ensinamos para os alunos da Apae, como podemos conviver em igualdade”.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, a ação tem sua relevância visto promover a integração da comunidade. “Ver a relação de amizade desenvolvida no projeto, a presença e participação dos alunos da Apae, o intercâmbio de experiências, tudo isso nos mostra a importância de atividades como esta. Todos estão de parabéns pela realização do evento. Que venham outros”, disse.

Comentários