Sensibilização sobre deficiências promove integração entre estudantes







Foto: Beatriz Rego

Legenda: Crianças participam de atividades pedagógicas durante semana de prevenção



Sensibilização sobre deficiências promove integração entre estudantes




A semana de prevenção às deficiências promoveu integração e sensibilização entre toda comunidade escolar da rede municipal de ensino. Todos trabalharam de forma atuante buscando divulgar as deficiências, bem como as maneiras de preveni-las, visando sempre conscientizar os estudantes.

Na escola Verena de Oliveira Dória, na Topolândia, todos os alunos participaram de uma atividade onde tiveram que experimentar as sensações de não poder enxergar, andar ou escutar.

De acordo com a professora do Eape (Espaço de Apoio Pedagógico Especializado) Maria Rosana Moreira Ribeiro, o objetivo da sensibilização foi o de oportunizar a informação e a integração entre todos. “Montamos uma atividade esportiva em que os alunos foram vendados. Em outro momento tornaram-se cadeirantes e arremessavam bolas de basquete. Um vídeo sem áudio e em libras também foi trabalhado em sala de aula”, explicou.

A escola Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz, o encerramento das atividades da semana cultural e de prevenção às deficiências contou com a participação da contadora de histórias Neide Palumbo, além de apresentações musicais, de dança e a elaboração do prato caiçara – Azul Marinho.

Segundo a professora Giane Silva Ramos, todos os alunos do fundamental 2 participaram da ação. “Tivemos ainda apresentação das alunas Laura Camila e Patrícia interpretando Cisne Negro”, disse.

Na EMEI Arlete Nascimento de Moura, “Peixinho Dourado”, em Maresias, várias atividades foram realizadas durante a semana de prevenção às deficiências. A coordenadora da unidade, Priscila Vieira, enfatizou que a necessidade de uma conscientização ampla e urgente sobre a educação para o trânsito é visível aos olhos de todos, dada a complexidade dos problemas que surgem no dia-a-dia, assim como o grande índice de acidentes em no município. “Conseguimos envolver a comunidade no trabalho de conscientização com os problemas relacionados ao trânsito. A situação é um problema de educação que envolve não somente condutores de veículos, mas também pedestres”, completou.

Comentários