São Sebastião faz adesão ao programa “Selo Amigo do Idoso”



Foto: Divulgação

Legenda: Reunião realizada em Guaratinguetá reuniu representantes dos municípios do Vale do Paraíba



São Sebastião faz adesão ao programa “Selo Amigo do Idoso”

Intenção é aprimorar as políticas públicas voltadas para os idosos do município



São Sebastião é um dos 637 municípios do Estado de São Paulo a integrar o programa estadual “Selo Amigo do Idoso” que tem como objetivo estimular os municípios e entidades públicas a implantarem ações referenciadas pelo programa “São Paulo Amigo do Idoso”.

Na última semana, a chefe de divisão do Fundo Social de Solidariedade, Vanda Lopez, esteve em Guaratinguetá (SP), para uma reunião com representantes dos municípios do Vale do Paraíba juntamente com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social para a apresentação do programa

Em termos práticos, um dos benefícios poderá ser visto com a construção do Centro Dia, equipamento que atenderá as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período.

O município também deve se comprometer a traçar um plano de metas. Além disso, deverá fazer o diagnóstico de gestão sobre as políticas já existentes e incluir ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, por exemplo.

Nas etapas seguintes, até a aquisição do Selo Pleno São Paulo Amigo do Idoso, os municípios devem implantar os benefícios previstos no Programa e apresentar novo diagnóstico demonstrando o resultado obtido com as ações desenvolvidas.

Vanda também foi escolhida como interlocutora do programa e será a responsável pelo acompanhamento do cumprimento das ações e objetivos do programa bem como pelo fornecimento de informações à Comissão Intersecretarial. “Nós estamos bem adiantados principalmente com as ações do Conselho Municipal do Idoso”, comentou.

De acordo com Vanda, é muito positivo participar destas ações propostas pelo Governo do Estado. “Temos sempre de pensar em políticas públicas para dar atenção àqueles que dedicaram a vida ao nosso município e ao país”, destacou.

Comentários