Representantes de diversos segmentos da cidade vistoriam obras do Contorno






Representantes de diversos segmentos da cidade vistoriam obras do Contorno



Mais de 40 pessoas, acompanhadas pelo prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, visitaram as obras de continuação da Rodovia dos Tamoios, chamada de Contorno Sul, na manhã dessa quarta-feira (12). O grupo, formado por líderes de diversos segmentos da sociedade sebastianense e autoridades militares conferiram o empreendimento e tiraram dúvidas sobre os reflexos que trará ao município.

Arquitetos, advogados, agentes bancários, empresários, engenheiros, bombeiros, presidente de associações, delegados e representantes das Polícias Federal, Militar, Civil e Ambiental, líderes comunitários e religiosos formaram o grupo de visitantes. Os ex-prefeitos Décio Galvão e Paulo Julião também fizeram parte do grupo de visitantes.

“A ideia de trazer diversos líderes serve para dar oportunidade de conhecer essa obra e os impactos que trará. Não se trata de curiosidade, mas de conhecer para levar informação à população”, falou o prefeito que pretende tranquilizar os munícipes durante a execução da obra.

Essa é a segunda vez que Primazzi leva um grupo para vistorias no local. No início do mês o prefeito levou secretários municipais e alguns vereadores à obra. “Isso hoje é história para a cidade. Cada um tem parcela de responsabilidade na transformação do município”, comentou, ao afirmar que pretende realizar mais vistorias em grupos. O objetivo é que, mesmo após as audiências públicas, a população, por meio dos representantes de diversos segmentos da cidade, possa ainda ter condição de fazer críticas, ou sugestões.

Compensações

Na presença de representantes da construtora, o prefeito Ernane Primazzi, aproveitou a ocasião para citar aos visitantes as compensações que a cidade terá com a obra. Ele revelou a construção de área de convivência no Morro do Abrigo, a doação de computadores, equipamentos, e motos para a GCM (Guarda Civil Municipal).

O prefeito elencou ainda outros benefícios acordados entre a empresa e a Administração, como contrapartida com o empreendimento. Entre eles o município herdará alojamento para 250 lugares, com áreas de convivência e alimentação. “Servirá para abrigarmos atletas durante jogos realizados no município, e participantes de eventos”, comentou. Outro ganho que a cidade também vai herdar será o canteiro industrial, que segundo o prefeito abrigará futuramente a garagem municipal. “Além da empresa pagar mensalmente um aluguel de R$ 35 mil, pelo uso de área pública”, explicou.

In loco

O engenheiro Paulo Humberto Celestino, diretor de contratos da Queiroz Galvão, empresa que executa a construção do novo acesso, fez apresentação da empresa e do projeto que é responsável, nos lotes 3 e 4, no escritório base da construtora, no Jaraguá, Costa Norte do município.

Em seguida, o grupo foi conduzido às construções dos túneis no Lote 3, que impacta os bairros do Jaraguá, Enseada e Morro do Abrigo. O projeto apresentado ao grupo, também relatou o início das obras do túnel na área de Lote 4, que traz reflexos diretos à região da Topolandia.

“Estamos junto com o Ernane dia-a-dia para minimizar os impactos”, afirmou o engenheiro da construtora ao se referir às vistorias e acompanhamento do prefeito em razão de possíveis riscos e desconforto à população. Nesse sentido, entre as ações citadas, está a paralisação de explosões na área próxima ao bairro do Morro do Abrigo, onde ocorre a remoção de moradores próximos para evitar imprevistos durante a execução do empreendimento.

De acordo com Celestino, cada detonação avança em quatro metros para dentro da serra. Segundo ele, a obra é prevista para ser entregue em 36 meses. “Mas é difícil cravar um cronograma de entrega porque ainda dependemos de liberações em algumas áreas. No Lote 4, por exemplo, não há ainda as licenças ambientais. O que deve sair em breve”, disse.

Contornos

As obras fazem parte da duplicação da SP-99, Rodovia dos Tamoios, que visa ligar cidade de Caraguá ao Porto de São Sebastião. Para isso, a construtora já havia celebrado contratos com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) para a execução das obras e serviços de implantação dos contornos Norte e Sul.

O Dersa é responsável pelo gerenciamento do empreendimento conhecido como Nova Tamoios Contornos, que pretende criar alternativa à SP-55 para o acesso a São Sebastião e Caraguá. A expectativa é que a nova rodovia possa desviar o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, da área urbana e também os que seguem ao

Porto de São Sebastião.

O empreendimento foi dividido em quatro lotes. O Lote 1, com 6,2 km de extensão, ligará a Rodovia dos Tamoios à SP-55, na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. Já os Lotes 2, 3 e 4 somam 28,3 quilômetros de extensão e correspondem ao Contorno Sul – trecho já em solo sebastianense. O trecho ligará a Tamoios, na divisa, ao Porto.

Comentários