Mutirão de limpeza na região da Topolândia termina nesta sexta-feira



Fotos: Arnaldo Klajn | PMSS

Legenda: Trabalhos continuam a todo vapor no maior complexo populacional do município



Mutirão de limpeza na região da Topolândia termina nesta sexta-feira

Em mais de 20 dias de atuação, trabalhos estão em fase de conclusão na região



Considerada o maior complexo populacional do município, a região que engloba os bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga, na região central de São Sebastião, sente os reflexos do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Administrações Regionais (Seadre) com os mutirões de limpeza que percorrem todos os bairros. Depois de mais de 20 dias de atuação, a força-tarefa que envolve servidores da pasta e funcionários da Ecopav – empresa responsável pela limpeza pública – encerra os trabalhos no Itatinga.

A força-tarefa começou, em 20 de julho, pela Topolândia, com a equipe se dividindo em várias frentes após ter realizado os trabalhos no Topovaradouro, que incluiu, ainda, a Praia Preta e o Mangue do Araçá, onde foram usados cerca de 15 caminhões para limpeza local. O início dos trabalhos na região da Topolândia envolveu mais de 50 profissionais e equipamentos, como retroescavadeiras e caminhões. Nessa iniciativa são realizados serviços como roçada de mato, limpeza de calçadas, desobstrução de valas, remoção de entulhos, pinturas de guias e sarjetas, operação tapa-buraco e manutenção geral em praças e galerias de águas pluviais.

Depois de concluídos os bairros da Topolândia e Olaria, a equipe finalizará as ações no Itatinga com encerramento previsto para a próxima sexta-feira (14). Essa operação tem alterado o visual da cidade e contado com apoio da população.

Segundo o secretário da Seadre, Sérgio Felix, “esses mutirões servem para assegurar ganho na qualidade de vida dos munícipes e ajudam a conscientizar a população a contribuir para manter a cidade limpa”. Após conclusão dos trabalhos no complexo, o mutirão atenderá o bairro do Porto Grande e, na sequência, a Vila Amélia, como explicou o secretário. Segundo Felix, os serviços não param e também acontecem, simultaneamente, nos bairros da Costa Sul.

Multas

A Lei nº 2321/2015, de autoria do Poder Executivo, prevê cobrança de multa para quem depositar podas e móveis nas calçadas e vias públicas do município. A multa pode chegar a R$ 1,5 mil e o infrator tem até 72 horas para adotar as medidas necessárias visando a retirada do lixo ou material depositado irregularmente. O morador deve contratar uma caçamba para colocação do material e remoção para destino correto. Com intuito de fazer valer a iniciativa, fiscais de vários setores administrativos trabalham na orientação, notificação e, quando necessário, autuação do cidadão em casos de infrações com base nesta recente lei.

Para colaborar com a manutenção da limpeza urbana, a Prefeitura lançou o Disque Denúncia: 0800-7725307 que pode ser acionado, anonimamente, pelo cidadão que presenciar o descarte irregular de lixo e entulho pela cidade. O sistema começou a funcionar em 30 de abril e se tornou mais uma ferramenta de apoio ao trabalho desenvolvido pela Seadre. Além deste, há outros números que podem ser acionados: 0800 7700776 (Meio Ambiente) e 3891-3454 (Casa da Dengue), levando em consideração os trabalhos desenvolvidos pela Administração no combate ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.

Comentários