Exposição “Arte Reciclagem em Papel” é atração em São Sebastião





Fotos: Rosangela Falato

Legenda: Técnica de empapelamento cria esculturas, brinquedos e instalações



Exposição “Arte Reciclagem em Papel” é atração em São Sebastião

Mostra do artista plástico Robson Nascimento pode ser vista no Deppat

A arte que vem do papel pode transformar objetos em esculturas, instalações e até brinquedos. Quem ainda não conhece essa técnica, conceituada como empapelamento, pode conferir o trabalho do artista plástico de Caraguatatuba, Robson Nascimento dos Santos, que mostra toda a sua criatividade na exposição “Arte Reciclagem em Papel”, aberta ao público no Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Deppat) de São Sebastião, integrado à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) do município.

Para criar as peças, é utilizado papel embebido em cola. Depois, o que vale é a imaginação. Na mostra, animais como leões, cavalos, girafas, brinquedos e esculturas chamam a atenção pela perfeição. No espaço estão também expostos os materiais usados pelo artista que, desde criança, começou a criar seus próprios brinquedos com materiais reciclados, acumulando ensinamentos e fazendo com que o lixo ganhasse vida e se transformasse em arte.

Orientador das Oficinas Culturais de Empapelamento da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Robson manterá sua exposição na cidade até 10 de setembro. A exposição itinerante já esteve no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), no prédio da Justiça Federal, Praia Shopping e agora chega a São Sebastião.

As mostras itinerantes são fruto de trabalho de articulação entre museus regionais e são consideradas uma das ações mais relevantes do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem). O objetivo é divulgar os acervos mostrando toda a riqueza da produção cultural de cada local fortalecendo as questões museológicas.

Programação

Em setembro, de 21 a 30, será realizada a 9ª Primavera de Museus, que integra a programação nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que terá como temática “Museus e Memória Indígena”.

Cada local definirá sua mostra de acordo com o tema. Em outubro, acontece a terceira edição da exposição de trabalhos, em óleo sobre tela, de integrantes da Faculdade da Terceira Idade (Faculti), de São Sebastião, com o tema “Paisagens e Flores”. E, de 30 de outubro a 10 de dezembro, o Sistema Estadual de Museus trará para o município a mostra “Cores do Xingú”.

Para a secretária da pasta, Marianita Bueno, esta exposição é mais um atrativo para todos os munícipes e turistas, enriquecendo ainda mais as ações culturais desenvolvidas pela Sectur.

Serviço: “Arte Reciclagem em Papel” estará aberta ao público até 10 de setembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 16h às 20h, noDepartamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Sectur|Deppat), na Avenida Altino Arantes (Rua da Praia), 120. Informações: 3892-2621.

Comentários