Equipe do CCZ palestra sobre “Posse responsável de animais domésticos”



Foto: Sesau | PMSS

Legenda: Estudantes assistem atentos às palestras da veterinária Wânia Araújo e do biólogo Sérgio Kugler




Equipe do CCZ palestra sobre “Posse responsável de animais domésticos”

Outro tema apresentado nas palestras foi sobre “Animais sinantrópicos”




Alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram nesta semana de uma palestra proferida por técnicos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). A iniciativa, fruto de parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, envolveu 113 estudantes do Ensino Fundamental II.

A ação aconteceu na quarta-feira (26), na Escola Municipal Luíza Helena, em Barequeçaba, com as turmas do 6º ao 9º anos, nos períodos da manhã e tarde. Na ocasião, a equipe do CCZ palestrou sobre “Posse responsável de animais domésticos” e “Animais sinantrópicos”.

Ministradas pela médica veterinária Wânia de Araújo Moreira, chefe da Divisão, e pelo biólogo Sérgio Kugler de Azevedo, os trabalhos abordaram assuntos como a posse responsável de animais domésticos, castração de cães e gatos, além de identificação por microchip.

Os alunos também ouviram sobre animais sinatrópicos, ou seja, aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste e que diferem dos animais domésticos, pelo fato destes serem criados e cuidados pelo homem com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, peixes ornamentais etc), e/ou produção de alimentos ou transporte (galinhas, vacas, cavalos, porcos entre outros).

Baratas, formigas, moscas, escorpiões, lacraias, pulgas, taturanas, morcegos, vespas são alguns dos animais sinantrópicos veiculadores de zoonoses e causadores de acidentes por envenenamento, normalmente associados a condições ambientais inadequadas e descarte incorreto de resíduos sólidos urbanos.

De acordo com a veterinária, atividades como essas devem se repetir. “Esta foi uma ação inicial, esperamos por outras oportunidades”, disse Wânia, acrescentando que o agendamento para as palestras é feito mediante manifestação de interesse das unidades escolares, quanto a melhor data e horário, de acordo com a organização do calendário. Ela ainda informou que outros temas específicos também podem ser agendadas junto ao CCZ, de acordo com o interesse de cada unidade escolar.

Serviço: O CCZ se situa na Avenida Dario Leite Carrijo, 2.598, no Jaraguá, na Costa Norte do município; o telefone de contato (fone/fax) é o (12) 3861-2555.

Comentários