Enfermeiros da Rede Básica de Saúde fazem treinamento para teste rápido de Sífilis e HIV



Foto: Josiane Carvalho/PMSS

Legenda: Capacitação segue até sexta-feira (28), no Centro de Saúde da Topolândia




Enfermeiros da Rede Básica de Saúde fazem treinamento para teste rápido de Sífilis e HIV





A Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta quarta-feira (26), uma capacitação aos enfermeiros que atuam na Rede Básica para a realização de testes rápidos de Sífilis e HIV. Ao todo 40 enfermeiros de toda a rede de saúde participam do encontro.

O objetivo é fazer os testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no programa Estratégia Saúde da Família (ESF) prioritariamente para gestantes durante o período do pré-natal. A capacitação segue até a próxima sexta-feira (28), no auditório do Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, na Topolândia, região central.

De acordo com a chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Erika Regiane de Freitas, a intenção é dar agilidade ao diagnóstico e, principalmente, ao tratamento. “O teste rápido pode ser feito na hora da consulta e a paciente já sai da unidade com o resultado e consequentemente com o encaminhamento para o tratamento”, explicou.

A expectativa, segundo Erika, é iniciar o atendimento dentro de pouco mais de 30 dias. “Passada esta fase da capacitação, vamos solicitar ao Estado os testes e iniciaremos o atendimento nas unidades. Neste primeiro momento vamos atender as gestantes durante o pré-natal, para os outros casos o atendimento do Portas Abertas continua no Cemin”, disse.

Comentários