Comerciantes adotam jardins e tornam cidade mais atraente





Fotos: Rosangela Falato | PMSS

Legenda: Jardins na Rua da Praia ganham novo visual em programas de adoção de praças



Comerciantes adotam jardins e tornam cidade mais atraente

Proposta da Administração é ampliar campanha de adoção de espaços em vários bairros com apoio também de empresas



Não há nada mais agradável do que curtir um fim de tarde com um visual lindo, podendo ler um livro ou deixar as crianças brincando em espaços agradáveis e bem cuidados. Para manter as áreas verdes, praças, jardins e logradouros harmoniosos e bonitos, a parceria entre comerciantes locais e Prefeitura de São Sebastião começa a dar bons frutos. Exemplo disso são alguns jardins na Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade, onde o trabalho começou a partir da adesão do Restaurante Família à Lei nº 2200/2012, sancionada pelo prefeito Ernane Primazzi, em 21 de maio do mesmo ano, que trata da adoção de praças e logradouros públicos.

A ação começou pela Rua da Praia e depois do Restaurante Família mais comerciantes abraçaram a ideia transformando os jardins em frente a seus estabelecimentos. Também foi adotada pela loja da Honda, a praça Almirante Tamandaré, em frente ao Tebar Praia Clube É muito fácil reconhecer os apoiadores. Nos jardins adotados, a Prefeitura instala uma placa com o nome do empreendimento responsável pelo espaço em reconhecimento à essa parceria que também agrada visitantes e clientes. Os jardins adotados têm sido transformados em locais aconchegantes, charmosos e criativos.

Segundo o secretário de Administrações Regionais, Sérgio Félix, a proposta é conseguir a adesão de mais comerciantes em outros bairros da cidade e, inclusive, nas regiões da Costa Norte e Costa Sul. “Vamos também começar um trabalho junto às empresas de maior porte para que possam aderir à legislação e, assim, ajudar na manutenção de nossas praças e jardins”, comentou o secretário que tem intermediado parceria entre os interessados em adotar os espaços e a Administração. Ele frisou, ainda, a necessidade de realizar essa ação na Costa Sul, onde há muitos estabelecimentos do setor turístico que podem apoiar a proposta.

Legislação

De acordo com o artigo 1º da Lei nº 2200/2012, “o município de São Sebastião poderá estabelecer termos de parcerias cujo objeto será a implantação, conservação, recuperação e manutenção de próprios municipais tais como: áreas verdes, parques, jardins, praças, rotatórias e canteiros centrais de avenidas”. A legislação estabelece que as parcerias podem ser celebradas com empresas, clubes de recreação, culturais, esportivos, de serviços, associações de moradores e outras entidades legalmente constituídas através de convênio.

As entidades interessadas em firmar o termo de parceria com a Prefeitura deverão aderir aos dispositivos do projeto urbanístico, elaborado pela Administração. Segundo a legislação, não podem participar empresas ligadas ao ramo de cigarros e bebidas alcoólicas. O secretário explicou que a parceria é interessante para todos. Empresas, comerciantes e interessados em aderir ao programa podem encaminhar ofício à Secretaria de Administrações Regionais (Seadre) solicitando requisitos necessários para que a parceria seja estabelecida oficialmente.

Serviço: A Secretaria de Administrações Regionais (Seadre), fica na rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 249, Centro. Informações: (12) 3891-2060 ou pelo e-mailseadre@saosebastiao.sp.gov.br.

Comentários