Autismo, Deficiência Intelectual e a Estabilização de paciente na reabilitação foram debatidos na Semana de Prevenção de Deficiência em São Sebastião



Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Legenda: Evento reuniu representantes das secretarias de Educação e Saúde no Teatro Municipal




Autismo, Deficiência Intelectual e a Estabilização de paciente na reabilitação foram debatidos na Semana de Prevenção de Deficiência em São Sebastião




Representantes das secretarias de Saúde e Educação estiveram reunidos durante toda a quinta-feira (27), no Teatro Municipal de São Sebastião para participarem da Semana de Prevenção à Deficiência. O encontro contou com a participação de profissionais gabaritados das duas áreas.

Na primeira parte do evento a médica do ESF de Boiçucanga Celina Stunginki e o fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Eduardo Massucato falaram das formas de estabilizar os pacientes crônicos quando chegam à reabilitação. Na sequencia foi a vez da doutora Dejenane Aparecida Pereira (doutora em psicologia da PUC-Campinas) explicar a relação e as dificuldades da Síndrome de Asperger o que também é chamado de autismo de alto funcionamento.

Na avaliação do secretário adjunto de Saúde Marcos Salvador Mathias – que na ocasião representou o secretário Urandy Rocha Leite – eventos como estes são de extrema importância para a capacitação e treinamento dos profissionais tanto da saúde como da educação. “Esta é uma semana que mostra a força das relações entre as secretarias com um mesmo objetivo: traçar metas e ações para cada vez mais melhorar o atendimento de nossa população garantindo sempre a questão da qualidade de vida, seja para as pessoas ditas normais ou para àquelas que sofrem com algum tipo de limitação”, disse.

Mathias revelou ainda que São Sebastião foi contemplado pelo Governo Federal a receber uma unidade do chamado Centro Especializado de Reabilitação (CER). “Nós fomos habilitados e agora aguardamos a liberação de verbas por parte do Governo Federal para que possamos tirar este projeto do papel. Sem dúvida nenhuma será mais uma grande conquista para a saúde na nossa cidade e principalmente para a região, tendo em vista que possivelmente seremos referência regional na questão da reabilitação”.

Representando a secretária de Educação, Ângela Couto, a coordenadora pedagógica Vivian Augusto também destacou a importância do evento para a rede municipal de ensino. “Tivemos uma semana muito ativa em todas as escolas da nossa rede. Em São Sebastião a educação tem feito o seu trabalho de inclusão com bastante dignidade e não podemos mais parar”, frisou.

Comentários