3ª Conferência Municipal das Mulheres contará com horários especiais de ônibus




Fotos: Cristiane Castro, Rosângela Falato e Leonardo Rodrigues | PMSS

Legenda: Moradores do Centro e das Costas Norte e Sul participaram das discussões que resultaram em demandas e propostas




3ª Conferência Municipal das Mulheres contará com horários especiais de ônibus

Encontro será no dia 22, das 8h às 18h, nas dependências da Etec no Porto Grande




Para melhor atender o público que deseja participar da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres a ser realizada na próxima sexta-feira (22), na Etec (Escola Técnica Estadual), o evento contará com horários especiais de ônibus para atender as comunidades das Costas Norte e Sul de São Sebastião.

De acordo com a organização, a empresa Ecobus disponibilizou um itinerário especial com saída às 6h30 da Costa Sul, a partir do PSF de Boracéia passando pelo Sítio Velho, em Barra do Una, pelo KM 178 da SP-55, pelo trevo de Juquehy, pela Vila Sahy, mais precisamente no ponto do Areião, por todos os pontos de Cambury e finalmente por Maresias.

Já a saída da Costa Norte será às 7h, do Centro Comunitário do Jaraguá.

Em ambos os percursos, o ônibus passará, normalmente, por todos os pontos até chegar à escola, situada no Porto Grande, na região central da cidade.

Pré-conferências

Moradores das três regiões do município tiveram oportunidades de participar das pré-conferencias onde vários assuntos pertinentes ao universo feminino foram abordados e discutidos resultando em um vasto material a ser apresentado na Conferência Municipal.

Organizadas pelo Conselho Municipal da Condição Feminina, com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, as pré-conferências ocorreram na Topolândia (Centro), no Jaraguá (Costa Norte) e também em Maresias (Costa Sul). Houve ainda uma reunião, extra, com os moradores de Juquehy, também na Costa Sul.

O objetivo dos encontros foi discutir e reivindicar melhorias no contexto político para as mulheres e desta forma garantir os direitos de igualdade no âmbito da saúde, trabalho, segurança no lar entre outros, direcionado à mulher.

Municipal

As demandas e propostas abordadas em todas as discussões serão apresentadas na Conferência Municipal visando alcançar medidas que surtam mudanças, as quais, na opinião da presidente do Conselho da Condição Feminina de São Sebastião, Priscila Siqueira, só acontecerão com a participação efetiva das mulheres em busca de soluções para seus problemas e, consequentemente, da sociedade.

Jornalista, Priscila frisou que no Brasil, a cada 5 minutos, uma mulher sofre violência e 10 morrem por dia, e lembrou que as mulheres representam 52% da população e do número de eleitores no país, índice significativo, o que torna essencial reverter a condição de atendimento e tratamento às mulheres que também está ligada à questão cultural. Ela também defende que enquanto todos, homens e mulheres, não forem tratados com a mesma dignidade, não haverá uma sociedade justa.

Em São Sebastião, a III Conferência da Mulher também pretende ouvir o universo feminino sobre temas abordados em edições anteriores para constatar as conquistas até o momento. E de acordo com a organização, um ganho do movimento de mulheres foi a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher, instituída em 2014. Trata-se de uma estrutura da Prefeitura, que coordena as políticas públicas femininas nas diversas Secretarias de Governo de São Paulo.

Serviço: A 3ª Conferência Municipal será realizada das 8h às 18h, na Etec, instalada na rua Ítalo Nascimento, 366, no Porto Grande, região central da cidade. A entrada é aberta à toda população.

Comentários