São Sebastião iniciará Pré-Conferências de Políticas para Mulheres





Reuniões são preparatórias para a III Conferência Municipal marcada para agosto



“Mais direitos, participação e poder para as mulheres” será o tema principal da III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, marcada para agosto em São Sebastião, que começará a ser discutida ainda este mês em três pré-conferências. O evento tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).

A proposta do Conselho Municipal da Condição Feminina, responsável pela organização dos encontros preparatórios e da própria conferência municipal, é iniciar os debates sobre as principais questões e problemas que envolvem as mulheres bem como coletar sugestões e propostas de políticas públicas e escolher as representantes de São Sebastião nas conferências Estadual e Nacional.

A primeira pré-conferência acontecerá no próximo dia 27, no Centro Comunitário da Topolândia, região central do município. No dia seguinte, 28, será no Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte. Já as mulheres da Costa Sul poderão participar da terceira e última pré-conferência em 5 de agosto, nas dependências da Associação de Amigos da Praia de Maresias (Somar). Todas as reuniões são abertas à população e acontecerão entre 18h e 22h. Já, a III Conferência Municipal está prevista para 22 de agosto, das 8h às 18h, nas dependências da Escola Técnica Estadual (Etec), no Porto Grande, região central da cidade.

Representação e temas

Durante as pré-conferências, o Conselho Municipal da Condição Feminina começará a ouvir as demandas que serão depois reforçadas na Conferência Municipal. As propostas das mulheres sebastianenses serão apresentadas na IV Conferência Estadual marcada para novembro, em São Paulo, em local ainda a ser definido. Na estadual também será eleita a representação do município para a IV Conferência Nacional a ser promovida entre 15 e 18 de março de 2016, em Brasília (DF).

O tema da conferência, “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” foi dividido em quatro eixos para discussões: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidade: avanços e desafios”. Outro eixo abordará as “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual e federal”, além do “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações” e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

Em São Sebastião, a III Conferência da Mulher também pretende ouvir o segmento sobre temas abordados em edições anteriores para constatar o que foi conquistado até o momento. De acordo com a organização do evento, um ganho do movimento de mulheres foi a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher, instituída em 2014. Trata-se de uma estrutura da Prefeitura, que coordena as políticas públicas femininas nas diversas Secretarias de Governo de São Paulo.

Comentários