Procissão reúne fieis em homenagem à santa Nossa Senhora do Carmo





Fotos: Halsey Madeira | PMSS

Legendas: Secretária Roseli Primazzi faz a leitura do Ato de Consagração à Nossa Senhora do Carmo



Fotos: Rosângela Falato | PMSS

Legenda: Tradição católica reúne centenas de fieis em procissão e missa solene em homenagem à santa





Procissão reúne fieis em homenagem à santa Nossa Senhora do Carmo

Leitura de Ato de Consagração foi feita pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, em frente à Prefeitura



A tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo, em São Sebastião, foi encerrada nesta quarta-feira (16), com procissão, leitura do Ato de Consagração e missa solene em homenagem à santa que também é conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo. Conduzida pelo padre Elimar de Azevedo Ferreira, a procissão com fieis e o andor de Nossa Senhora do Carmo saiu da Igreja Matriz às 19h30, percorrendo a rua Sebastião Silvestre Neves com parada em frente ao Paço Municipal para a leitura do Ato de Consagração pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, acompanhada pelo prefeito Ernane Primazzi.

Do Paço Municipal, os fieis seguiram em procissão entoando cânticos e orações até chegar à Igreja Matriz de São Sebastião onde foi celebrada missa e realizada a benção dos Escapulários de Nossa Senhora do Carmo. Após a solenidade religiosa, a comunidade participou de mais uma tradição: experimentar o bolo feito especialmente para a festa. Este ano, foram cerca de 400kg distribuídos em três bolos com direito a escolher entre o de chocolate e abacaxi que levaram três dias para serem confeccionados.

Tradição

Durante a missa, padre Elimar lembrou a história da tradição de louvor à Nossa Senhora do Carmo que remonta ao século 12 com a formação de um grupo de eremitas em Monte Carmelo, em Israel, e que se disseminou pelo mundo.

Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo é o título consagrado à Virgem Maria que surgiu para relembrar o convento construído em honra à Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, em Monte Castelo.

A principal característica desta invocação mariana é a apresentação do Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e benefícios espirituais.

Os cristãos comemoram a festa litúrgica no dia 16 de julho, data alusiva à história de São Simão Stock ocorrida nesse mesmo dia no ano de 1251. Ele suplicava ajuda à Nossa Senhora para resolver um problema da Ordem Carmelitana da qual era o Pior Geral.

Enquanto rezava, a Virgem apareceu-lhe trazendo o Escapulário nas mãos e disse palavras confortadoras conforme dados históricos: “Filho diletíssimo, recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. Aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos e aliança de paz para sempre”. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo foi assumido pela igreja tornando-o uma das devoções mais difundidas entre o povo de Deus.

Comentários