Prefeitura trabalha na realização da IV Conferência Municipal de Assistência Social







Foto: Leonardo Rodrigues | PMSS

Legenda: Moradores participam das discussões desenvolvidas nas três regiões do município




Prefeitura trabalha na realização da IV Conferência Municipal de Assistência Social

Trabalhos serão desenvolvidos no dia 1º de agosto na Vila Amélia, região central da cidade




O Conselho de Assistência Social com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), realizará a lV Conferência Municipal de Assistência Social, no dia 1º de agosto, Três Pré-Conferências já foram realizadas em toda a extensão do município, privilegiando as comunidades das Costas Norte e Sul do município.

A Conferência Municipal tem por objetivo eleger delegados que representarão o município nas Conferências Estadual e Nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são pontos onde novas propostas de diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos sócio-assistenciais dos seus usuários, são apresentadas.

Coletivos, com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais, os debates ainda proporcionam a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social no campo de açao.

Nas conferências estaduais, participam os delegados, eleitos nas Conferências Municipais, observadores e convidados credenciados. Já na etapa municipal, podem participar todos os sujeitos envolvidos na Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política.

Segundo a coordenadora da Comissão Organizadora, Elisabeth Chagas, os participantes abordarão propostas paras as fases Estadual e Nacional e, serão debatidos os eixos com base na Conferência Nacional que em 2015 aborda o lema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos - Pacto Republicano no SUAS, rumo a 2026”.

O município realizou a lll Conferência e as deliberações efetuadas dentro de São Sebastião serão apresentadas. Beth Chagas destacou a importância da participação popular nas discussões pertinentes à sociedade e o fortalecimento da Assistência Social no município como uma ferramenta fundamental não somente para os cidadãos em estado de vulnerabilidade social, mas para todos os cidadãos.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, comentou que apoia o desenvolvimento social e salientou que nos últimos anos a pasta deu grandes passos fortalecendo as ações no setor. Como exemplo, citou a reforma e atual construção de uma nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Topolândia, região central da cidade, bem como e a instalação de uma nova sede na Enseada, na Costa Norte do município.

De acordo com ela, a Setradh ainda trabalha na instalação de uma Central de Cadastro Único que passa por uma reformulação, contando agora com uma estrutura exclusiva, além da revitalização do CRAS de Boiçucanga. A secretária ressaltou, também, ter sido uma das mais importantes ações, a instalação do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, o (CREAS), no município. “Trata-se de um órgão responsável por serviços especializados e continuados à famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, isto é, violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto e outros”, esclareceu Roseli.

Serviço: A conferência será realizada das 9h às 18h, na Faculdade UniBr, à rua rua Agripino José do Nascimento, 177, Vila Amélia, região central da cidade.

Comentários