Prefeito recebe visita de secretária estadual do Meio Ambiente



Foto: Halsey Madeira | PMSS



Legenda: Reunião entre o prefeito, a secretária estadual e secretários municipais de Ubatuba







Secretária prometeu reunião técnica e diálogo entre Estado, municípios e a sociedade civil



O prefeito Ernane Primazzi recebeu em seu gabinete, hoje (17) à tarde, a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, para tratar de possíveis conflitos das legislações ambientais.

O prefeito expôs sua preocupação com o conflito legal provocado pela aprovação, pelo governo estadual, do Gerenciamento Costeiro, principalmente depois que o município já havia realizado várias audiências públicas e construído e seu Plano Diretor, que trata da legislação ambiental e das leis de uso e ocupação do solo.

A secretária prometeu novas reuniões com as autoridades e diálogo com a sociedade civil. Afirmou que tem realizado várias reuniões nos municípios. Esclareceu que os aspectos socioeconômicos devem ser considerados e não apenas as questões ambientais.

O prefeito Ernane comentou, entre outros assuntos, a fiscalização das Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Falou da fragilidade da fiscalização estadual em função da extensão territorial do município, que tem mais de 80% de sua área inserida no Parque Estadual da Serra do Mar.

Para a secretária e o prefeito, o encontro foi produtivo. “Entende que reuniões, como esta com o prefeito de São Sebastião, são fundamentais para desenharmos o futuro do gerenciamento costeiro e o zoneamento econômico e ecológico, atendendo o critério de sustentabilidade, econômico, social e ambiental”. Disse Iglecias.

O prefeito destacou que “ a presença da secretária demonstra que há interesse em dar andamento e operacionalizar estudos visando conciliar as questões que envolvem o zoneamento, gerenciamento costeiro e o plano diretor”.

A reunião contou também com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Juan Blanco Prada e Maurici Romeu da Silva, do diretor de Obras Públicas, Ricardo Rubson, e do diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Gil Scatena.

Comentários