Mulheres se reúnem na segunda-feira na primeira pré-conferência municipal







Encontro será no Centro Comunitário da Topolândia, na região central da cidade







Na próxima segunda-feira (27), o Centro Comunitário da Topolândia, na região central da cidade, servirá de palco para a realização da primeira pré-conferência das mulheres visando a III Conferência Municipal de Política Para as Mulheres de São Sebastião, marcada para agosto.

O evento, que tem apoio da Prefeitura por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, também acontecerá na Costa Norte. Representantes da região deverão se reunir na terça (28), no Centro Comunitário do Jaraguá.

Já na Costa Sul, o encontro será em 5 de agosto, na Associação de Amigos da Praia de Maresias (Somar).

Todos os debates, abertos à população, serão realizados entre 18h e 22h. Já, a III Conferência Municipal, prevista para 22 de agosto, será das 8h às 18h, nas dependências da Escola Técnica Estadual (Etec), no Porto Grande, região central da cidade.

Proposta

A proposta do Conselho Municipal da Condição Feminina, responsável pela organização das pré-conferências e pela conferência municipal, é iniciar os debates sobre as principais questões e problemas que envolvem as mulheres bem como coletar sugestões e propostas de políticas públicas e escolher as representantes sebastianenses nas conferências Estadual e Nacional.

Durante as pré-conferências, o Conselho começará a ouvir as demandas a serem posteriormente reforçadas na Conferência Municipal. As propostas do segmento feminino sebastianense serão apresentadas na IV Conferência Estadual marcada para novembro, em São Paulo, em local ainda a ser definido. Na estadual também será eleita a representação do município para a IV Conferência Nacional a ser promovida entre 15 e 18 de março de 2016, em Brasília (DF).

Tema

O tema da conferência, “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” foi dividido em quatro eixos para discussões: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidade: avanços e desafios”. Outro eixo abordará as “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual e federal”, além do “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações” e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.

Em São Sebastião, a III Conferência da Mulher também pretende ouvir o segmento sobre temas abordados em edições anteriores para constatar o que foi conquistado até o momento. De acordo com a organização do evento, um ganho do movimento de mulheres foi a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher, instituída em 2014. Trata-se de uma estrutura da Prefeitura, que coordena as políticas públicas femininas nas diversas Secretarias de Governo de São Paulo.

Comentários