Jovens alistados devem se reapresentar na Junta Militar




Leonardo Rodrigues/PMSS

Legenda: Equipe da Junta Militar recebe os jovens que foram se reapresentar




Jovens alistados devem se reapresentar na Junta Militar

O não comparecimento acarreta em multa e complicações com documentos




Os 804 jovens que se alistaram em junho devem se reapresentar na Junta Militar de São Sebastião para pré-seleção até o dia 8 de agosto. Sempre às 9h. Na ocasião, os jovens serão informados se devem prosseguir para Exame Médico Militar ou se já estão dispensados.

Aos dispensados cabe ainda pagar taxa no Banco do Brasil, referente ao certificado de dispensa militar, e posterior saber com a Junta Militar qual a data para a cerimônia de Juramento à Bandeira.

Já os que passarem desta fase seguirão para a seleção final na Marinha, entre os dias 10 e 12 de agosto, sempre às 7h. Ao se reapresentarem na Junta Militar, eles serão informados sobre o dia da apresentação para o exame e a relação dos documentos que devem apresentar.

De acordo com Tânia de Fátima Fabbro Ferreira, encarregada da unidade que atende na região central da cidade, do total de alistados cerca de 180 devem seguir com o processo de serviços às Forças Armadas. O restante tomará conhecimento da dispensa militar, por excesso de contingência.

No entanto, a procura dos jovens alistados está abaixo da média. Tânia avaliou que frente ao número de inscritos, o retorno à Junta Militar está devagar. “Deveríamos receber por volta de 60 jovens por dia. No entanto, a média tem sido de 30. Todos que se alistaram devem se reapresentar para ter sua situação regularizada”, explicou.

Obrigatoriedade

A responsável pela Junta Militar em São Sebastião, Tânia avisa que o não comparecimento classifica o jovem como refratário e acarreta em multas e problemas com documentação. “O jovem que se alistou e não se reapresentar vai pagar multa. E aos que não retornarem e também faltarem na data do exame médico pagarão outra multa”, frisou.

Tânia também destacou que o jovem em débito com o serviço militar fica impedido de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, dificuldades no mercado de trabalho, entre outros.

Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.

Há o serviço militar e o serviço militar de carreira. No primeiro o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente. A importância do serviço militar obrigatório para o jovem é a transmissão de conceitos como organização, respeito, hierarquia e patriotismo.

Serviço: A Junta de Serviço Militar fica na praça Vereador Venino Fernandes Moreira, no Terminal Rodoviário, piso superior, na região central da cidade.

Comentários