Campanha de Doação de Sangue será realizada na sede da Sectur nesta quarta-feira (29)


Foto: Arnaldo Klajn/PMSS

Legenda: Senhas para os interessados serão distribuídas até ao meio dia



O Hospital de Clínicas de São Sebastião em parceria com o Hemonúcleo de Taubaté realiza nesta quarta-feira (29), a partir das 10h, uma Campanha de Doação de Sangue na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), localizada na Avenida Altino Arantes, 174, Centro. As senhas para os interessados em fazer a doação serão distribuídas das 9h45 às 12h. Já a coleta do material será feita até as 14h.

O principal critério para doação é estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg. Além disso, é preciso estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto. É necessário respeitar alguns intervalos entre uma doação ou outra: homens, por exemplo, podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

O objetivo da campanha é justamente abastecer o Hemonúcleo de Taubaté, responsável pelo abastecimento de três unidades hospitalares no Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba).

Segundo dados do próprio Hemonúcleo, apenas 2% dos brasileiros doam sangue anualmente. Ainda de acordo com os dados a ignorância, o medo e a desinformação em relação à doação ainda são os principais entraves para que o número de doadores aumente.

Mitos que cercam a doação

Por medos e tabus, entenda-se todo tipo de crendice sem fundamento. Quer saber algumas? Há quem acredite que quem doa sangue uma vez tem de doar pelo resto da vida; que a doação "engrossa" o sangue, entupindo as veias; que a doação "afina" o sangue, provocando anemia; que doar sangue emagrece/engorda/vicia; que mulheres menstruadas não podem doar sangue; que doadores correm risco de contaminação.

Pelo contrário. Doar sangue é simples, rápido e seguro. E o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Serviço

Dia: 29 (Quarta-feira)

Horário:10h

Local: Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Avenida Altino Arantes, 174, Centro São Sebastião.

Telefone: (12) 3893-3235 e 3892-2620.

Comentários