Vivências no mar: muita adrenalina para integrantes do Programa Ação Jovem





Fotos: Rosângela Falato | PMSS

Legenda: Alunos aproveitam a tarde no projeto Ventos & Velas, na Praia Grande




Vivências no mar: muita adrenalina para integrantes do Programa Ação Jovem

Para alguns adolescentes, a primeira aventura no mar atrai interesse pelos esportes náuticos



A primeira aventura no mar ninguém esquece. Pelo menos é o que aconteceu com alguns dos integrantes do Programa Ação Jovem, mantido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de São Sebastião, que tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Ventos & Velas, da Secretaria de Esportes do município.

O dia ajudou e o mar também. Assim, os oito adolescentes passearam em botes e depois tiveram experiência em caiaques na tarde de quarta-feira (17), na Praia Grande, onde fica o Balneário dos Trabalhadores. E nesta quinta-feira (18), outra turma do programa terá a oportunidade de viver essas experiências com atividades a partir das 8h.

Acompanhados pela assistente social Sebastiana Antonia de Jesus, os adolescentes do programa Ação Jovem, localizado no bairro do Jaraguá, na Costa Norte, chegaram com receios e expectativas, pois não sabiam o que iam encontrar. Eles foram recepcionados pelo chefe de Divisão de Esportes Náuticos, Christovão Marmo, que explicou como seria a vivência no mar depois de todos estarem devidamente seguros com seus coletes salva-vidas, orientados e acompanhados por instrutores e profissionais do setor como Carlos Alberto de Jesus e Neemias Borges.

Como não tinha vento suficiente para a prática da vela, a turma seguiu em dois botes em passeio de cerca de 40 minutos pela região. Foi o suficiente para a alegria no rostinho de cada um. Wesley Marcelo, 16, saiu radiante. “Foi adrenalina pura. Quero ir de novo”. Apesar de já ter experimentado o caiaque há uns cinco anos, Bruna Stephanie, 16, adorou passear no bote e voltar aos caiaques. Não faltou animação também nos colegas Rayane Marques e Adriene Fugie, 15, Jasmiee Paulino, 16, Alessandro Silva, 17, e Felipe Soares, 18, que teve sua primeira experiência com esportes náuticos. “Foi minha primeira aventura no mar e foi muito bom. Espero que seja a primeira de muitas”.

Para eles, ficou a certeza do quanto é importante conhecer melhor a cidade e os projetos realizados pela Prefeitura. “Moramos aqui, há muita coisa legal e não temos a oportunidade de aproveitar”.

De acordo com a assistente social, as vivências realizadas com os integrantes do Ação Jovem, que atende cerca de 50 adolescentes entre 15 e 20 anos, são fundamentais. “No programa, trabalhamos aspectos do dia-a-dia e como prepará-los para o mercado de trabalho. Essas vivências colaboram para melhor interação entre eles e os motiva mais ainda a participar e valorizar o que temos de bonito”.

Comentários