Vigilância Sanitária procura voluntários para fonte de coleta do programa ProÁgua





Donos de imóveis interessados em disponibilizar amostras para análise podem se cadastrar no setor




A Secretaria de Saúde de São Sebastião por meio do setor de Vigilância Sanitária está em busca de colaboradores para o Programa de Vigilância da Qualidade de Água para consumo humano (ProÁgua). O objetivo do projeto é coletar amostras da água encanada utilizada nas residências para análises laboratoriais e avaliar sua potabilidade.

“Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água”, explicou a chefe de divisão da Vigilância Sanitária, Geórgia Michelucci.

A coleta das amostras é feita em residências e comércios de todos os bairros da cidade (da Costa Norte até a Costa Sul), geralmente às terças-feiras, sendo encaminhadas no mesmo dia para o laboratório em Taubaté, no Vale do Paraíba. “Estas amostras são encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, para análises laboratoriais de verificação de parâmetros bacteriológicos, físico-químico, fluoretação dentre outros”, disse Geórgia.

Segundo explicou, após emissão do Laudo Oficial do laboratório, sendo constatada alguma anomalia que classifique a amostra fora dos padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde e que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, a Prefeitura tem autonomia para instaurar processo administrativo sanitário para apurar a responsabilidade, por exemplo, da Sabesp, responsável pela distribuição de água no Município, onde há sistema público de abastecimento. “Ou do responsável legal pela solução alternativa coletiva onde não há sistema público operando”, observou.

Geórgia enfatizou que atualmente a grande dificuldade é justamente encontrar pontos para a coleta. “A coleta precisa ser feita em residências com torneiras em cavaletes e atualmente percebemos que há poucos cavaletes com torneiras disponíveis nas residências e comércios. Por conta disso é que buscamos voluntários que possam nos ajudar”, salientou.

As ações são contínuas e as amostras coletadas semanalmente em bairros que vão da Costa Norte até a Costa Sul. “Entre as análises feitas estão parâmetros bacteriológicos e físico-químicos básicos de rotina, coliformes temotolerantes e totais, cloro residual livre, pH, turbidez, cor e fluoreto”, detalhou Geórgia.

Serviço: Quem estiver interessado em participar do programa de voluntariado, ou cadastrar seus imóveis como fonte de coleta para ajudar no programa, pode ligar para a Vigilância Sanitária, nos telefones (12) 3891-3411/3419.

Comentários