Tradicional Festa de São Pedro agita o São Francisco



Fotos: Rosângela Falato | PMSS

Legenda: Festividade atrai comunidade típica com atividades sociais e religiosas



Tradicional Festa de São Pedro agita o São Francisco

Procissão marítima reunirá pescadores de São Sebastião e Ilhabela na Bênção dos Anzóis



“Não vejo o São Francisco sem a Festa de São Pedro”. A expressão do morador e ex-presidente da Colônia de Pescadores Z-14, Waldemar Zaninelli, que há 40 anos ajuda a organizar a tradicional Procissão Marítima de São Pedro, revela o pensamento da comunidade do famoso reduto de pescadores de São Sebastião. A festa religiosa, que começa duas semanas antes com a Trezena de São Pedro, tem entre seus principais momentos a tradicional procissão, no próximo domingo (28), a partir das 11h, que reunirá pescadores do bairro e de Ilhabela na cerimônia da Benção dos Anzóis em pleno mar.

A procissão deverá reunir cerca de 30 embarcações, segundo Zaninelli, responsável pela procissão em terra. Ela começa após a missa solene que será iniciada domingo (28), às 8h, na Capela do Convento Nossa Senhora do Amparo, a ser celebrada pelo Frei Paulo Roberto Santos Santana. Durante a cerimônia, quatro pescadores levam miniaturas de canoa, remo, balaio e rede, apetrechos de trabalho. Depois acontece o ofertório com casais de pescadores levando o pão, uva, tainha assada e camarão representando o fruto do trabalho dos pescadores.

Da igreja, a comunidade segue em procissão até o píer com as imagens de São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora dos Navegantes, São Francisco, Nossa Senhora do Amparo e a canoa pequena com a imagem de São Pedro, usada nas celebrações da Trezena de São Pedro. Cada imagem segue em um dos seis barcos enfeitados pela comunidade pesqueira do São Francisco. A saída do píer está prevista para as 11h e só acontecerá se houver condições adequadas para navegação.

A imagem de São Pedro segue na frente, na embarcação de Amarildo Niceto, responsável pela procissão no mar até Ilhabela para encontro com pescadores e padres do arquipélago. Os barcos formam uma roda para a cerimônia da Benção dos Anzóis com orações e cânticos. Depois, retomam ao bairro São Francisco com as imagens que são levadas para a Capela Nossa Senhora do Amparo.

Peregrinação

Segundo Zaninelli, há cerca de 50 anos, a festa sempre começa com a Peregrinação de São Pedro pela casa de 13 pescadores. No primeiro dia, acontece a procissão do Mastro saindo da casa de um pescador até o convento. A trezena continua cada dia na casa de uma família onde a imagem permanece. Este ano, disse Zaninelli, a celebração foi especial com a participação de freis franciscanos nas orações e cânticos.

Pela primeira vez, a partir da proposta de Zaninelli, a Trezena contou com o “Cantinho dos Causos” onde os pescadores podiam contar suas histórias durante a cerimônia que sempre terminava em confraternização da comunidade. Após a Trezena, teve início, na quinta-feira (25), o Tríduo de São Pedro, que prossegue até sábado (27), com missas na capela a partir das 19h30. E, em frente ao convento, a partir das 20h, é realizada até domingo (28), a Festa de São Pedro com muita animação, barracas de alimentação, bingo, além de apresentações das oficinas culturais do município e shows no evento que tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.

Comentários